Reflexões

barras
Código de barras

Por que o amor fenece? Porque as pessoas se apegam a meros invólucros de perfeição, sem realmente exergar o outro. Valorizam o palpável e desprezam o que o ser humano tem melhor: seu caráter, sua alma. E assim, seguem suas vidas, vazios mais cheios de si, pois tem a sensação errônea de que se bastam a si mesmos. O outro passa a ser uma mera distração, um ser amorfo que reflete apenas as suas próprias aspirações, seus desejos torpes e narcisistas. Não há doação, antes apropriação da vida alheia, ou ao menos de parte dela. Tais gatunos emocionais surrupiam sonhos na calada da noite, seguindo pela vida a despedaçar o que era pouco e se acabou. Pois seu amor tem prazo de validade, se é que sabem o que é amar e também do que você entende por amor. Na concepção egoísta desses princípes as avessas ele não tem nada a ver com envolvimento, cuidado e MUITO menos com troca. O fluxo que alimenta este ego é um eterno ir e vir, no baile da conquista, e que consiste em: Eu, somente eu, nada além de mim. É a minha felicidade que importa a sua é mero detalhe,acaso do destino e não tem nada a ver comigo. Pena eles não virem identificados, pois se assim fosse, não seriamos tratamos como produtos em série, descartados sem o menor pudor e ao seu bel prazer. Haveria então meio de defesa, acenderíamos o sinal de alerta e cairíamos fora. Mas, antes mesmo que você se de conta ele te enreda nessa trama, que parece parece atraente a primeira vista, mas que acaba numa cama de gato. Em que não adianta choro e nem vela! Pois o que vale é a arte do (DES)encontro.

Por:NSB
—————————————————————–
Águas de março que vão pelo ralo

Que as águas de Março tragam a tona a consciência ambiental de que é preciso preservar esse bem que é vital. Águas que cortam o planeta azul, que correm para o mar. E, as vezes, escorrem em vão pelo ralo ou são maculadas pela ambição humana. Não é por que somos o planeta água que dele não precisamos cuidar. Esse recurso hídrico que é finito e que pode vir a faltar. Sem ele ficaríamos a mercê, desprovidos do viver. Um
ser humano resiste bravamente há algumas semanas sem se alimentar, mas sem se hidratar não, sobreviveria por apenas poucos dias. Então, fica o alerta mais uma vez, não pensemos apenas no aqui e agora, mas nas nas gerações que estão por vir. Previsões mais temorosas dão conta que num futuro bem próximo à água deve ser mais preciosa que o petróleo, o ouro negro da modernidade. E pra constatar tal perspectiva basta lançar o olhar aos nossos vizinhos venezuelanos, lá encher o tanque sai mais em conta que um litro d’água. Isso sem falar em países do oriente médio onde a falta d´água já é uma realidade. Que a aridez do nosso egoísmo e que provém de uma visão capitalista não cegue nossos olhos. E que nesse dia mundial da água possamos refletir sobre a importância desse recurso que nos enche de orgulho, afinal temos uma das maiores bacias hidrográficas do planeta, mas isso não significa que podemos sair esbanjando por aí. Feche as torneiras, não lave calçadas, evite o desperdício, afinal quem poupa sempre tem!

Por: NSB
_________________________________________________________________________________________________
Ssorria
Sorri quando a tristeza vier ao teu encontro, sorri quando a dor te dilacerar, sorri quando as forças física, psíquica e emocional quiserem te abandonar e crê que Deus nunca abandona um filho Teu. E que apesar da luta ser dura e você nem sempre vencer todas as batalhas, tu estás protegido pela couraça da justiça, pelo escudo da benevolência e que teu destino é a eternidade. Onde o amor impera e hás de cear na presença de Jesus Cristo,nosso Senhor. O Pai te receberá no regaço de teus braços e te chamará pelo nome. E então todo lágrima, por ti derramada, será convertida em flor. Flor esta que possibilitou que outros irmãos conhecessem a esse Deus de amor. E contigo aqui estivessem, rendendo graças ao Deus criador. Doador da vida, príncipe da paz.

Por: NSB
_________________________________________________________________________________________________________
AMIGO
Não sei o que meus amigos pensam de mim, mas certamente não é o mesmo que eu penso deles.
A amizade, verdadeira, pra mim é um bem sagrado. Não suscetível aos revesses da vida, pois as bases sob a qual está assentada não permite que sua estrutura se abale ao sabor do vento. Ela condiciona um sentimento puro e cristalino chamado amor fraternal. Muito mais que nome e sobrenome ela tem significado. É valorosa, sublime, pois como disse um filósofo grego trata-se de “uma alma em dois corpos”. Amigo que é amigo está ali para o que der e vier, amigo não é oportunista, não se ressente do mal, não dá as costas quando os problemas aparecem, bem pelo contrário. Se tem de chorar, chora. Se tem de sorrir, sorri. O mais importante é estar sempre ao lado, incentivando no presente a caminho do futuro e não esquecendo do passado, dando força, consolando. Enfim… sendo amigo!

Por: NSB
________________________________________________________________________________________________________
morrer
Quando saímos de cena, na primavera de nossas vidas, deixamos no coração dos que ficam bem mais que saudade. Pois nossos sonhos se vão com a gente, nesses momentos é que nos damos conta da grandiosidade de Deus e da nossa total incapacidade de controlar o tempo e o espaço. O destino é cheio de artimanhas, voluntarioso como alguns de nós e repleto de razões ‘que a própria razão desconhece’. Somos folhas secas jogadas ao vento, indo e vindo. Mas temos dentro de nós o sopro Divino e com ele o desejo insano da imortalidade. Talvez por isso é que nos sintamos assim tão tristes quando nos deparamos com situações de perda, em que a morte tripudia de nós ao escancarar a nossa tamanha fragilidade. Situações em que nada podemos fazer, a não ser chorar. Paralisados diante de algo bem maior que qualquer suposta pretensão humana. Não somos nada, do pó viemos e a ele retornaremos, portanto, só nos resta viver a vida da melhor maneira possível, dando a ela o seu devido valor. Tratando-a com desvelo e sendo grata por cada vão momento, pois ele não volta mais. E quando enfim deixarmos o palco da vida só o que ficará na lembrança, daqueles a quem aprendemos a cativar com nosso sorriso, são os momentos felizes com eles vividos. Nada mais!

Por: NSB
_________________________________________________________________________________________________________
3
Você é especial!

Lembrança rima com esperança, que rima com dança. E o que é a vida se não um eterno vai e vém? Tristezas, graças a Deus, se vão. E alegrias vem, com o raiar de um novo dia, amém!
Então, aprenda a se dispir de tudo aquilo que não mais te convém, a olhar em outra direção. A perceber a riqueza do presente, que nos brinda todos os dias com um novo recomeço. Se apresenta numa folha em branco pra que nela tu escrevas o que quiser. Que seja então votos de boas venturas, fé no futuro e na humanidade. Que só fique guardado em teu coração o que de bom você viveu, aprenda a rir dos seus erros e o mais importante, aprenda com eles. Não se fixe em dissabores. Supere o passado e deixo o novo entrar, ele está bate a sua porta e quer contigo festejar. Qual sol aquecendo os espaços vazios do teu coração. Tenha memória curta e generosidade infinita, mesmo com quem vacilou contigo, a vida por si só se encarrega de por as coisas no lugar e dar o troco, afinal toda ação gera uma reação. Seja você o elo mais forte dessa corrente, oferecendo seu perdão. Você vai ver que o tempo, eterno companheiro de jornada, é especialista nessa questão e que nada dura para sempre! E o que vale nessa vida é a vida que se leva. Portanto, seja previdente, consciente! E não faça aos outros o que você não quer para si. Se te magoram no passado escreva suas queixas à beira do oceano e deixe que elas se apaguem com o ir e vir das ondas desse mesmo mar . Supere os preconceitos e o desamor, ninguém precisa disso pra viver! Não se contente com os restos, não se julgue nem melhor nem pior que ninguém. E não permita que os outros o façam. Você tem o brilho da eternidade dentro de você, lembre-se sempre disso!

Autoria NSB
_____________________________________________________________________
simpsons-especial-de-natal
MESA FARTA, CORAÇÃO VAZIO!

VÉSPERA DE NATAL, TEMPO DE ENFEITAR A CASA COM OS MAIS DIVERSOS ORNAMENTOS. MAS E QUEM NÃO TEM NEM MESMO ONDE MORAR? AH, ISSO NÃO TE IMPORTA AGORA, AFINAL VOCÊ TEM TANTAS COISAS A FAZER!
PRECISA COMPRAR OS ITENS DA CEIA DE NATAL, POIS NÃO QUER FAZER FEIO DIANTE DOS AMIGOS E DA FAMÍLIA. MAS, E AQUELES QUE NÃO TÊM NADA O QUE COMER? AH, DEIXEMOS ISSO PRA DEPOIS. NO MOMENTO VOCÊ ESTÁ MAIS PREOCUPADA É COM A FILA QUE TERÁ DE ENFRENTAR NO SUPERMERCADO.
PRA PIORAR VOCÊ AINDA PRECISA IR AS COMPRAS, POIS FEZ UMA LISTA ENORME DE PRESENTES: CAMISA PARA O MARIDO, BRINQUEDO PARA O FILHO, GRAVATA PARA O PAPAI, PERFUME PARA MAMÃE, COLAR PRA TIA MARIA, SAPATO PARA O TIO JOSÉ, CINTO PARA O VOVÔ. UFA! QUANTA COISA! SERÁ QUE VAI DAR TEMPO?! BOM, A FALTA DE TEMPO É UM PROBLEMA SÉRIO DA MODERNIDADE, TALVEZ ATÉ POR ISSO PASSEMOS TÃO DESPERCEBIDOS PELAS HORAS E QUANDO NOS DAMOS CONTA JÁ É DEZEMBRO OUTRA VEZ. DE IGUAL MODO PASSAMOS APRESSADOS PELA VIDA DOS OUTROS, SEM COM ELAS VERDADEIRAMENTE SE IMPORTAR. SÓ NOS DANDO CONTA DISSO, QUANDO NOS DEPARAMOS COM OUTREM QUE CHEGA ATÉ NÓS QUERENDO NOS ASSALTAR. AÍ O SOBRESSALTO É GRANDE! E A ATENÇÃO AFINADA! E LÁ SE VÃO OS ANÉIS, MAS FICAM-SE OS DEDOS.
NOSSA, ACABEI DE LEMBRAR, VOCÊ TAMBÉM PRECISA IR AO CABELEIREIRO. TEM DE ESTAR NOS TRINQUES! AFINAL, TEM SEMPRE UMA ‘AMIGA’ INJEVOSA QUE VAI À SUA CASA QUERENDO TE DERRUBAR. AH, A VAIDADE HUMANA! ESSE BICHINHO QUE NOS CORRÓI POR DENTRO. NÃO É PIOR QUE A INVEJA, QUE MINA OS RELACIONAMENTOS. MAS, O QUE IMPORTA? ESTÃO TODOS A SORRIR, CINICAMENTE, ENTORNO DA MESA QUE VOCÊ PREPAROU. DEIXEMOS ENTÃO ESSES DETALHES DE LADO, JÁ TE BASTAM AQUELES COM O QUAIS VOCÊ SE OCUPOU NOS ÚLTIMOS DIAS. FESTA CANSA, SABIA? PRINCIPALMENTE MANTER O SORRISO DISSIMULADO NA CARA! QUANTA FIGURAÇÃO!

NOSSA JÁ PASSA DA MEIA NOITE, PAPAI NOEL JÁ VAI CHEGAR! VOCÊ PRECISA CORRER!
¬¬_ PAPAI NOEL? NÃO SERIA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, AFINAL O HOMENAGEADO DA NOITE É ELE, NÃO?
_ JESUS CRISTO? QUEM É ESSE CARA?! AH, DEIXEMOS ELE PRA LÁ TAMBÉM. O VELHO CLAUS ACABA DE CHEGAR, ELE SIM É O GRANDE PERSONAGEM DA NOITE. VOCÊ POR ACASO OUVIU FALAR EM OUTRO ALGUÉM QUE NÃO FOSSE PAPAI NOEL NOS ÚLTIMOS DIAS? TÁ DESINFORMADO EIM! NO ENTANTO, VOCÊ COMO BOA ANFITRIÃ NÃO VAI PERDER TEMPO COM EMANUEL NENHUM NÉ? SUA CASA JÁ TEM GENTE DEMAIS, AQUI ELE NÃO TEM LUGAR!
E ASSIM SE FINDA MAIS UMA NOITE DE NATAL, TODOS SE DESPEDEM E A VIDA SEGUE. NÃO NECESSARIAMENTE EM PAZ, MAS SEGUE! A HISTÓRIA TE SOA FAMILIAR? ENTÃO, CUIDADO! É FÁCIL CONFUNDIR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL EM MEIO A LUZES, PRESENTES, COMES E BEBES. DIFÍCIL É EXPLICAR ISSO AO SALVADOR DA HUMANIDADE, QUE TODO ANO CHORA DIANTE DESSA TRISTE REALIDADE! PASSADOS MAIS DOIS MIL ANOS, DESDE O SEU NASCIMENTO, ELE AINDA NÃO ENCONTRA LUGAR! DE QUE ADIANTA MESA FARDA E CORAÇÃO VAZIO? FAÇA UM EXAME DE CONSCIÊNCIA E RESPONDA SINCERAMENTE. A SUA SURPRESA PODE SER MAIOR QUE A DAS CRIANÇAS ANTE OS PRESENTES DISPOSTOS EMBAIXO DA ÁRVORE DE NATAL.

POR: NSB

_____________________________________________________________________
1214076651_poeta
Processo Criativo

O texto nasce meu, mas quer se tornar seu! Por que senão ele perde seu sentido: Mobilizar, inquietar, tocar!
Nesse campo da escrita não há espaço para sentimentos mesquinhos, egoístas de pertencimento absoluto sob a obra lançada ao vento. É daqui pra ali, dali pra aqui. Num voo livre em que a troca de conhecimento é o nosso motor propulsor, ele que faz girar essa engrenagem chamada: VIDA!

POR: NSB
____________________________________________________________________
549479_401303819945879_651019923_n
A GRANDE FAMÍLIA

FAMÍLIA, PARA ALGUNS UMA INSTITUIÇÃO FALIDA. PARA OUTROS UM PORTO SEGURO, EM QUE PREVALECE A SEGUINTE MÁXIMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM. BIBLICAMENTE FALANDO, SE TRATA DE UMA BENÇÃO ÍMPAR. AFINAL, SOMOS TODOS A FAMÍLIA DE CRISTO. E COMO TAL DEVEMOS ESTENDER NOSSO AMOR FRATERNAL AOS NOSSOS IRMÃOS, NÃO SÓ OS DE FÉ.

E AS PRIMÍCIAS DESSE ELO, CHAMADO FAMÍLIA, SE DÁ A PARTIR DA UNIÃO CONJUGAL. DOIS SERES DISTINTOS QUE SE UNEM EM MATRIMÔNIO PARA JUNTOS SE TORNAREM UM SÓ. AO MENOS, NO COMEÇO DA JORNADA. SIM, POR QUE DADO O NÚMERO ASSOMBROSO DE SEPARAÇÕES QUE SE VÊEM POR AÍ. E A REPRESENTAÇÃO DA NORMALIDADE DISSO, JUNTO A SOCIEDADE, NÃO É DE SE ESTRANHAR O FATO DE UMA NOVELA BRASILEIRA APRESENTAR EM REDE NACIONAL, E EM HORÁRIO NOBRE, UMA FESTA DE DESCASAMENTO. E O PIOR, ISSO JÁ NÃO ESCANDALIZA TANTO ASSIM. VIROU ALGO FRUGAL, SE NÃO CORRIQUEIRO. AFINAL, HOJE EM DIA AS PESSOAS TOMAM O CASAMENTO COMO UM JOGO, MUITAS VEZES DE INTERESSE. EM QUE O ” JUNTOS ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE”, DÁ LUGAR AO “SE NÃO DER CERTO SEPARA.”

CASAMENTO É EXERCÍCIO DE AMOR E PACIÊNCIA MINHA GENTE! MUITO MAIS DE OUVIR DO QUE DE FALAR. É PRECISO TAMBÉM BOM SENSO, PRA SABER A HORA CERTA DE CEDER. SIM, É PRECISO ABRIR MÃO DE CERTAS COISAS PARA O BEM DA UNIÃO, NÃO SE PODE IMPOR A SUA VONTADE SEMPRE, ELA NÃO É SOBERANA. PORTANTO, ISSO DEVERIA PESAR ANTES DO SIM DEFINITIVO. NÃO MAIS TÃO DEFINITIVO ASSIM, COMO EU JÁ DISSE. NO DIA NACIONAL DA FAMÍLIA, VALE AO MENOS A REFLEXÃO A ESSE RESPEITÃO, NÃO?

NÃO EXISTE FAMÍLIA PERFEITA, TODOS NO FUNDO TEM PROBLEMAS. ALGUNS MAIS EVIDENTES, OUTROS MENOS. NÓS É QUE TEMOS O MAU HÁBITO DE ACHAR A GRAMA DO VISINHO SEMPRE MAIS VERDE QUE A NOSSA. PURO ENGANO! O ANO CAMINHA PARA A SUA RETA FINAL E O NATAL SE APROXIMA LIGEIRO. QUE SAIBAMOS, NESTE MOMENTO ESPECIAL, DEIXAR AS RUSGAS (DESAVENÇAS) DE LADO EM NOME DO AMOR. ELEMENTO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE UM LAR FELIZ.

AUTORIA: NSB

____________________________________________________________________
mi_reflexo
REFLEXOS DO BEM

VOLUNTARIADO, O QUE MOVE ESSAS PESSOAS? AMOR AO PRÓXIMO? VONTADE DE FAZER A DIFERENÇA NO MUNDO? DE SENTIR-SE ÚTIL E SENSÍVEL AO SOFRIMENTO ALHEIO? NA VERDADE, TUDO ISSO E MUITO MAIS. É UM OLHAR QUE VAI ALÉM DO PRÓPRIO UMBIGO. PRINCIPALMENTE POR PARTE DAQUELES QUE TIVERAM A A SORTE DE NASCER NUM LAR MAIS ABASTADO.AÇÃO QUE EXIGE MUITAS VEZES SACRIFÍCIO,POIS SUAS PRIORIDADES MUDAM E VOCÊ MUDA COM ELAS. AO PASSO EM QUE DEIXA DE LADO AS VONTADES IMPERATIVAS DO SEU EU E PASSA A ENXERGAR, QUE ENQUANTO VOCÊ SE DEBATE EM DÚVIDAS VAZIAS COMO COMPRAR MAIS UM PAR DE SAPATO, OU NÃO, TEM GENTE QUE PASSA FOME E FRIO. DORME AO RELENTO POR NÃO TER ONDE MORAR. E ENTÃO VOCÊ SE DÁ CONTA DE COMO É UM CARA DE SORTE E ENTENDE QUE TODOS NÓS TEMOS NOSSA PARCELA DE CULPA NO QUE TANGE AS DESIGUALDADES SOCIAIS. NA MEDIDA QUE FECHAMOS E/OU CONDICIONAMOS NOSSO OLHAR AS MAZELAS HUMANAS. OU VOCÊ
ACHA QUE É FÁCIL FAZER PARTE DE UMA NAÇÃO EXCLUÍDA, DESDE O BERÇO?

VIVEMOS NUMA SOCIEDADE QUE, VIA DE REGRA, É CRUEL COM QUEM VIVE A SUA MARGEM OU É DIFERENTE. SÓ QUE NESSE CASO, NÃO SE TRATA DE UMA ESCOLHA DELIBERATIVA. AQUELAS PESSOAS, TENHO CERTEZA, NÃO ESTARIAM NAQUELA SITUAÇÃO SE TIVESSEM OUTRA OPÇÃO. PORTANTO, CABE A NÓS ARREGAÇAR AS MANGAS E IR A LUTA, PENSANDO COLETIVAMENTE. POIS O BEM FEITO A OUTREM INCIDE SOBRE NÓS. E POR TABELA O QUE MALTRATA NOSSOS FRATERNOS, UMA HORA OU OUTRA, TAMBÉM ACABA NOS APANHANDO DE JEITO. É O QUE PODEMOS CHAMAR DE EFEITO DOMINÓ, ALGO QUE SÓ INCOMODA QUANDO NOS COLOCA CARA-A-CARA COM O QUE ANTES ERA PROBLEMA RESTRITO A PERIFERIA. OU VOCÊ AINDA TEM DÚVIDAS QUE A VIOLÊNCIA TEM ROMPIDO ESSES ESPAÇOS, E AGORA RONDA AS NOSSAS CASAS? ACHO QUE NÃO!

ENTÃO, SAIA DESSE MUNDO ILUSÓRIO E COR DE ROSA CHAMADO COMODISMO. TENHAM UM OLHAR MAIS CRÍTICO ACERCA DA VIDA E DAQUILO QUE É MANCHETE NOS JORNAIS TODOS OS DIAS. APRENDA A ESTENDER AS MÃOS E ABRIR O CORAÇÃO. NÃO É POR QUE AS COISAS SEMPRE FORAM ASSIM DESDE QUE O MUNDO É MUNDO QUE ELAS TEM DE CONTINUAR. COMO OUVI CERTA VEZ: “NINGUÉM PODE VOLTAR ATRÁS, MAS TODO MUNDO PODE FAZER UM NOVO RECOMEÇO.” TUDO DEPENDE SÓ DE VOCÊ OU MELHOR, DE NÓS. AFINAL, COMO DIZ O DITADO POPULAR: “UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO!”

AUTORIA: NSB

____________________________________________________________________
consumismo2

É você que consome ou o consumo que te devora?

Parece estranha a primeira vista a pergunta? Pois saiba que não é. Pense comigo, que sensação inquietante é essa que nos move em direção ao consumo, que torna essa prática legal? E qual o limiar entre um consumo consciente e o desenfreado? A linha divisória me parece muito tênue e, volta e meia, a rompemos sem menos perceber. Quem nunca extrapolou o limite do cartão de crédito ou comprou coisas de que não precisa, só por que estavam na liquidação, que atire a primeira pedra. São muitas as armadilhas a nossa espreita, esperando por um único vacilo nosso, a fim de nos levar a banca rota. E desculpas não faltam, para atenuar a nossa culpa, que vem a tira colo. Balelas do tipo: Eu mereço! Merece o quê? Liquidar suas frustrações em futilidades? Afogar suas mágoas numa avalanche de prestações? Atolar seu guarda-roupa com sacolas e mais sacolas, com peças que muitas vezes você nem chega a usar? Ou pior, olha e não sabe por que, carga d’água comprou aquilo.
E então, você promete a si mesma que essa foi à última vez, mas basta passar em frente a uma bela vitrine, dessas que a gente costuma ver nessa época do ano, que lá se vai pelo ralo o seu décimo terceiro e toda a promessa que você fez a si mesma dias atrás. Estou exagerando? Acho que não. Não é fácil se controlar, e aqui ao estou dando um parecer feminino sob a questão. Não se trata disso. Bem pelo contrário, sou a primeira a reconhecer o nosso descontrole quando o assunto é consumo. Culpa dos fabricantes que a cada estação nos vem com novidades de encher os olhos e acabar com nosso salário? Afinal, são cosméticos, acessórios, roupas e sapatos que tiram qualquer mulher do sério. A indústria da moda é cruel, não só com quem está acima do peso. Mas principalmente com quem não quer ou não pode gastar. Você está sujeito, a todo o momento, de ser tachado de démodé. O que nos leva a uma questão importante: Estaríamos então encurralados num beco sem saída? Não! Então, como se libertar desse anseio recorrente, no mundo capitalista, chamado consumo? Simples, aprenda a usar a sua massa cefálica. Pense, antes de sair se atirando em compras por aí. Avalie o custo benefício, mas com franqueza. Nada de se enganar ou deixar-se enganar, a publicidade às vezes pode ser o grande vilão da estória. E pra que você tenha um final feliz, esteja certo, não é necessário tantos ornamentos assim.

Autoria: NSB
___________________________________________________________________________

BENS INESTIMÁVEIS! SERÁ?!

QUANTO VALE O SEU SONHO? SERÁ QUE TUDO NA VIDA TEM UM PREÇO? NADA REALMENTE VEM DE GRAÇA?QUEM ARRISCA NÃO PETISCA? FRASES PRONTAS COMO ESSAS , QUE REPRESENTAM BEM OS VALORES DE UMA SOCIEDADE PAUTADA NO CONSUMO, É O QUE NÃO FALTAM. E ESSES VALORES CAPITALISTAS FICAM AINDA MAIS EVIDENTES EM ÉPOCAS COMO O NATAL. UMA COMEMORAÇÃO DE ORIGEM CRISTÃ E QUE VEM PERDENDO ESPAÇO PARA UM SÉRIE DE SIMBOLISMOS, HAJA VISTA A FIGURA EMBLEMÁTICA DO PAPAI NOEL. E SERVINDO DE ESTIMULO AO CONSUMO DESENFREADO.

O MAIS GRAVE É QUE SOMOS EXPOSTOS A ISSO CADA VEZ MAIS CEDO, CRESCEMOS EM MEIO A ESSES ANSEIOS CONSUMISTAS. PORTANTO, NÃO É DE SE ESTRANHAR QUE QUANDO ADULTOS, ALGUNS DE NÓS, DESENVOLVAMOS COMPULSÕES DESSA NATUREZA OU VIVAMOS IMERSOS NO TER E NÃO NO SER. DESPREZANDO QUEM VIVE À MARGEM DA SOCIEDADE POIS, ESSES SUJEITOS, NÃO CONTRIBUEM NESSE CONTEXTO. ESTUDIOSOS , INCLUSIVE, DÃO CONTA DISSO.

AS PESSOAS SE TORNAM TÃO OBSECADAS PELO PELO ACÚMULO DE CAPITAL, QUE VIA DE REGRA POSSIBITA A RELIZAÇÃO DE SEUS ‘SONHOS’ MATERIAIS, QUE ACABAM CRIANDO UMA SÉRIE DE CONSEQUÊNCIAS QUE SE REFLETEM JUNTO A SOCIEDADE. TEMOS CADA VEZ MENOS TEMPO PRA FAMÍLIA, PRA CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA, PSÍQUICA E TAMBÉM ESPIRITUAL. E ISSO GERA CONSEQUÊNCIAS: AUMENTO DA CRIMINALIDADE, DEPRESSÃO, ESFACELAMENTO DA INSTITUIÇÃO FAMILIAR, ETC.

PARECE EXAGERO? MAS NÃO É! CERTOS COMPORTAMENTOS HUMANOS VISTOS NA ATUALIDADE REFORÇAM ESSA TESE. O SER HUMANO ACABOU POR SE TORNAR TAMBÉM UM BEM DE CONSUMO. E AQUI NÃO ESTOU ME REFERINDO APENAS A PROSTITUIÇÃO. QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA, EM ALGUM MOMENTO DA VIDA, SE SENTIU USADO. DESCARTADO COMO UM SAPATO VELHO, NÃO SÓ EM RELACIONAMENTOS DE ORDEM SENTIMENTAL MAS TAMBÉM NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS. NADA SURPREENDENTE, SE OBSERVAMOS ISSO SOB UMA PERSPECTIVA CAPITALISTA. ONDE IMPERA O CONSUMO E A COMPETIÇÃO DESMEDIDA.

ESSES BENS SÃO TÃO FURTIVOS QUE A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR QUE ELES OFERECEM DESAPARECE REPENTINAMENTE, NUM PISCAR DE OLHOS. DANDO LUGAR A UM VAZIO QUE SERVE DE CATALIZADOR PARA NOVAS EMPREITADAS DE CONSUMO. E É JUSTAMENTE DESSA AUSÊNCIA ETERNA QUE VIVE A PUBLICIDADE. INCULCANDO DESEJOS INFINITOS EM TODOS NÓS. NÃO SE ENGANE, É DIFÍCIL RESISTIR A ESSES ENREDOS. PORÉM, NÃO IMPOSSÍVEL. ESTAR CIENTE SOBRE O FATO JÁ É UM PRIMEIRO PASSO IMPORTANTE. E PARA QUEM FAZ DISSO SEU OFÍCIO, UM POUCO DE AUTO-CRÍTICA É NECESSÁRIO, AFIM DE NÃO EXPLORAR SEU PÚBLICO CONSUMIDOR E MUITO MENOS QUEM VIABILIZA SEUS GANHOS. O QUE TROCANDO EM MIÚDOS SERIA: GARANTIR OS DIREITOS TRABALHISTAS E UMA JORNADA DE TRABALHO DIGNA. AFINAL, TODOS MERECEM RESPEITO!

AUTORIA: NSB
__________________________________________________________________

CAIXA MÁGICA

DIZEM, A VIDA É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS. SURPREENDENTE MESMO FOI A INVENÇÃO DA TEVÊ NA DÉCADA DE 20 E A SUA CHEGADA, A PRINCÍPIO TÍMIDA, AO BRASIL NA DÉCADA DE 40. ERA, CONSIDERA DE OURO PARA O RÁDIO. QUE REINAVA ABSOLUTO, ATÉ ENTÃO, COM SEUS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO. RESPONSÁVEIS POR LANÇAR GRANDES INTÉRPRETES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
O CAIXOTE DE MADEIRA, COM IMAGENS EM PRETO E BRANCO, REVOLUCINOU O CONTEXTO NACIONAL E DESPERTOU MUITA CURIOSIDADE, ALIÁS, COMO TUDO QUE É NOVIDADE. MAS SEU ALTO VALOR ECONÔMICO NÃO PERIMITIA A DEMOCRATIZAÇÃO DESSE UTILITÁRIO DOMÉSTICO. QUE VEIO A SER TORNAR, TEMPOS DEPOIS, UMA DAS PEÇAS MAIS POPULARES NOS LARES BRASILEIROS, DO OIAPOQUE AO CHUI.

SE A PRINCÍPIO ELE CAUSOU COMOÇÃO E TAMBÉM ESTRANHAMENTO ENTRE OS ENTUSIASTAS DO RÁDIO, – MUITOS DELES ACREDITAVAM QUE A CHEGADA DA TEVÊ AO PAÍS SERIA O FIM DE SEU PERCURSOR, O QUE DE FATO NÃO ACONTECEU—, ELE ACABOU MESMO FOI SE REINVENTANDO. O QUE TAMBÉM TEM ACONTECIDO COM A TEVÊ, NA ATUALIDADE, COM O SURGIMENTO DA INTERNET. TEMOS OUVIDO FALAR EM DIGITALIZAÇÃO DO SINAL TELEVISIVO E CADA VEZ MAIS SEUS CONTEÚDOS
TEM IDO PARAR NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES. E MAIS UMA VEZ PESSIMISTAS FAZEM PREVISÕES APOCALÍPTICAS ACERCA DA DERROCADA DA TELEVISÃO. ALGO, QUE POSSIVELMENTE NÃO DEVE ACONTECER, ATÉ POR QUE, MESMO O RÁDIO TEM SE ADEQUADO A ESSA NOVA REALIDADE E VEM SE REINVENTANDO NA ESTEIRA DA NOVA TECNOLOGIA.

INCLUSIVE O PRÓPRIO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO SE MODIFICOU, PASSANDO A SER PLURIDIRECIONAL. HOJE EM DIA NÃO EXISTEM MAIS TELESPECTADORES PASSIVOS, ELES QUEREM, PODEM E TEM GANHADO ESPAÇO NA PROGRAMAÇÃO CONVENCIONAL, TANTO DO RÁDIO QUANTO DA TEVÊ. SEM FALAR NAS MÍDIAS SOCIAIS ONDE A EFERVESCÊNCIA DE INFORMAÇÃO É ENORME E ATUALIZADA EM TEMPO REAL. TEM SE MULTIPLICADO TAMBÉM UMA QUANTIDADE IMENSA DE BLOGS,
QUE MUITAS VEZES PERMITEM QUE PROFISSIONAIS DE CERTAS EMISSORAS TENHAM MAIS LIBERDADE PARA SE EXPRESSAR, SEM ESTAREM SUJEITOS A HIERARQUIA E REGRAS VIGENTES DENTRO DO CONTEXTO DE SEUS RESPECTIVOS VÍNCULOS EMPREGATÍCIOS. OUTRO FATO RELEVANTE, AINDA EM SE TRATANDO DA TEVÊ A NÍVEL MUNDIAL, É A SEGMENTAÇÃO DE CONTEÚDO. HOJE, OS CANAIS
FECHADOS TÊM GANHANDO CADA VEZ MAIS PÚBLICO E ESPAÇO. O QUE APONTA TAMBÉM UMA TENDÊNCIA FUTURA PARA OS CANAIS ABERTOS.

SEJA COMO FOR, ALGO É INEGÁVEL, A TAMANHA IMPORTÂNCIA QUE ESSES VEÍCULOS DE INFORMAÇÃO EXERCEM JUNTO A OPINIÃO PÚBLICA. AS NOVELAS BRASILEIRAS SÃO UM BOM EXEMPLO DISSO, POIS DITAM MODISMOS E JARGÕES. ASSIM COMO OS TELEJORNAIS ACABAM POR VEZES, MANIPULANDO A OPINIÃO PÚBLICA, PRINCIPALMENTE PESSOAS DE BAIXA RENDA E COM MENOS ESCOLARIDADE. EXEMPLOS NÃO FALTAM, UM DOS MAIS EMBLEMÁTICOS TEM AS A VER COM AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1989, EM QUE O APOIO DA MAIOR REDE DE TEVÊ DO PAÍS CULMINOU COM A ELEIÇÃO DO CANDIDATO FERNANDO COLLOR DE MELO. VALE LEMBRAR QUE ANOS MAIS TARDE A MESMA EMISSORA PEDIA A IMPEACHMENTDELE. DIANTE DISSO, FICA A DICA, NÃO TOME POR VERDADE ABSOLUTA AQUILO QUE OUVE OU VÊ. DISCERNIMENTO E REFLEXÃO, SEMPRE!

Autoria: NSB
—————————————————————–

Pátria Brasilis

A quem jure de pé junto, que o verde é das matas, o azul, do céu cor de anil e o amarelo das riquezas minerais. Mas, na verdade as cores da bandeira nacional fazem alusão aos brasões reais e remetem ao Brasil colônia. Tempo em que Portugal era quem dava as cartas por aqui. Hoje, esse símbolo nacional faz aniversário e enche de orgulho a nação verde-amarela, graças a conquistas esportivas relevantes para o nosso país. Quem há de esquecer Ayrton Senna na auto do pódio todo envolto neste manto ‘brasilis’ ou seu tremelique frenético ao sabor do vento na volta da chegada?! A fórmula 1 trouxe muitas alegrias e deixou o país órfão com a morte prematura de um dos seus melhores representantes de todos os tempos. Ela também foi figurinha fácil em outros cenários do esporte, o até então elitista tênis ganhou ares ‘populescos’ quando revelou o promissor Gustavo küerten com a raquete em punho. Virou a mais nova paixão nacional, e por falar nisso quantas alegrias nos trouxe o futebol. Esse sim, rei absoluto no coração de nós brasileiros. Tanto, que mesmo aqueles que dizem não gostar ou não entender muito do babado arriscam palpites e vibram nas finais da Copa do Mundo. Aliás, em breve o Brasil vai sediar o seu primeiro evento internacional, passando de mero coadjuvante a anfitrião. Com toda pompa e circunstância, se Deus quiser! E as obras milionárias deixarem. Polêmicas à parte, o que a gente quer de fato é ver nosso símbolo nacional ocupando lugar de destaque ao final de mais esse embate esportivo e que impere a paz dentro e fora de campo.

Autoria: NSB
__________________________________________________________________________

RAIAR DE SOL

QUANDO ESTIVER PENSANDO EM DESISTIR, INSISTA MAIS UM POUCO. PODE SER, QUE DE FATO, A ÚLTIMA CHAVE DO MOLHO ABRA ÀQUELA PORTA E REVELE O QUE VOCÊ HAVIA TANTO SONHADO.

QUANDO NÃO CONSEGUIR ENXERGAR ALÉM DAS NUVENS ESCURAS, LEMBRE-SE QUE EXISTE UM CÉU AZUL DE POSSIBILIDADES, ESCONDIDO POR ENTRE ESSAS MESMAS NUVENS, SÓ ESPERANDO A HORA CERTA DE BRLHAR. ENTÃO, SEJA PACIENTE. DÊ TEMPO AO TEMPO.

QUANDO A CAMINHADA SE TORNAR DURA DEMAIS E OS TERRENOS PEDREGOSOS, SENTE-SE UM POUCO À BEIRA DO CAMINHO E COMTEMPLE O SEU ENTORNO. SINTA A BRISA FRESCAR TOCAR O SEU ROSTO E ASSIM QUE TIVER REFEITO AS FORÇAS, TOME NOVAMENTE O SEU CAMINHO.

SIGA, MESMO QUE COM PASSOS VACILANTES. QUE UMA HORA A VIDA HÁ DE SE ABRIR EM FLOR. E ENTÃO VOCÊ IRÁ COLHER OS DOCES FRUTOS QUE SÓ QUEM NÃO DESISTIU NO PRIMEIRO PERCALÇO PODE EXPERIMENTAR. AFINAL, TODA JORNADA VALE A PENA “QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA. ”

AUTORIA: NSB
____________________________________________________________________

DE BEM COM O ESPELHO

CERTO DIA PRESENCIEI UMA SITUAÇÃO BASTANTE ATÍPICA, VISTA SOB A PERSPECTIVA DE NÓS BRASILEIROS. MUITO PREOCUPADOS COM A OPINIÃO ALHEIA A NOSSO RESPEITO, E POR TABELA , COM A NOSSA AUTOIMAGEM EM FRENTE AO ESPELHO. ENCONTREI COM UMA SENHORA NA ANTESALA DE UM CONSULTÓRIO MÉDICO, QUE ASSIM COMO EU, AGUARDAVA PARA SER ATENDIDA. NUM DADO MOMENTO ELA ENCONTROU COM UMA CONHECIDA QUE A INTERPELOU ACERCA DO POR QUE ELA AINDA NÃO HAVIA FEITO UMA PLÁSTICA OU MESMO USAVA UM SUTIÃ COM ENCHIMENTO QUE DISFARÇASSE A PERDA DE SUA MAMA ESQUERDA.

PELO QUE PUDE ENTENDER AQUELA SENHORA HAVIA SE SUBMETIDO, ANOS ATRÁS, A UMA MASTECTOMIA, PARA TRATAR DE UM CÂNCER MALIGNO. A DISTINTA E BELA SENHORA — SIM PQ ELA VESTIA ROUPAS ALINHADAS E TINHA O CABELO ESCOVADO, DEMONSTRANDO CLARAMENTE QUE NÃO HAVIA PERDIDO A VAIDADE COMO PODERIA PARECER A PRINCÍPIO —RESPONDEU A AMIGA: “NÃO ME IMPORTO DE NÃO TER MAIS ESSA MAMA, POIS FOI GRAÇAS A SUA RETIRADA QUE EU ESTOU VIVA A MAIS DE 15 ANOS .” AS FALAS DELA EXPRESSAVAM SUA TREMENDA GRATIDÃO E ORGULHO EM OSTENTAR AQUELE VAZIO APARENTE NO PEITO E QUE, PARA A OUTRA INTERLOCUTORA, ERA SINAL DE FALTA DE AMOR PRÓPRIO OU MESMO SERIA MOTIVO DE INSEGURANÇA. DIANTE DAQUELA SITUAÇÃO INUSITADA, EU ME COLOQUEI A REFLETIR SOBRE O QUE HAVIA APRENDIDO COM AQUELA SENHORA, ATÉ ENTÃO DESCONHECIDA. ELA ME DEU UMA IMPORTANTE LIÇÃO DE VIDA NAQUELE DIA E QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS.

É PRECISO ENCARRAR COM CORAGEM OS DESAFIOS DA VIDA E NÃO SE LAMENTAR PELO QUE TEORICAMENTE PERDEMOS, MAS SER GRATO POR AQUILO QUE TEMOS. A VIDA NÃO SE RESUME A UM MAR DE ROSAS, A DE NINGUÉM ALIÁS. POR ISSO, NÃO PERCA TEMPO IMAGINANDO QUE OS OUTROS NÃO TEM PROBLEMAS OU ADVERSIDADES A SEREM TRANSPOSTAS. ELAS VEM AO NOSSO ENCONTRO MAIS CEDO OU MAIS TARDE. NÃO BUSQUE TAMBÉM A APROVAÇÃO DE NINGUÉM PARA AS SUAS ESCOLHAS OU PARA A MANEIRA COMO VOCÊ CONDUZ A SUA VIDA, ISSO SÓ INTERESSA A VOCÊ! PORTANTO, PROCURE SENTIR-SE BEM CONSIGO MESMO E A SORRIR MESMO QUANDO O MUNDO TE DÁ MOTIVOS PRA CHORAR. AFINAL, A COISA MAIS IMPORTANTE JÁ FOI DADA A VOCÊ, NO DIA DO SEU NASCIMENTO, A VIDA. O RESTO É CONSEQUÊNCIA!

AUTORIA: NSB
_________________________________________________________________________

Super bonita

Se os dias cinzentos não agradam a todo mundo, bem diferente
era a nossa predileção por aquela blusa de frio,nas mesmas matizes, da minha irmã.
Ela parecia conferir um estatus diferente
a quem a vestia. Nos sentíamos super bonitas! E olha que ela
era disputada. Chegar a um consenso de quem sairia com ela
era difícil, dava até briga. O mais engraçado é que a dona
da tal blusa, a minha irmã, acabava sendo prejudicada. Por que
na hierarquia do nosso clube da luluzinha a vez dela sempre
ficava pra depois. Eu me lembro em específico de uma festa
junina na qual fomos e surgiu o impasse, quem vai com a blusa?!
É claro que a decisão não foi pacífica, nem democrática. Eu
na qualidade de irmã da dona, fiz valer meus direitos e lá
fui eu, mais uma vez, arrasar na noite. A contragosto dos
olhares ‘injevosos’ de quem não consegui, daquela vez,
ser a privilegiada pelos poderes mágicos daquele look a ‘la
bamca’, tipo 1,99. Sim, por que o valor aquisitivo da peça não foi
lá muito elevado. Quase uma pechincha, mas o dom que a
vestimenta tinha de nos fazer gatas garotas, não tinha preço.
Pensando hoje nisso, eu percebo o real valor daquela blusa
cinza. Ele era meio que um elo entre amigas de infância, que
cresceram juntas, que brincaram e brigaram juntas. Que dividiram
a cena no palco da vida. Sendo parceiras de rock, companhias
fraternas em momentos delicados, conselheiras proeficientes
nas decisões empostas pelo destino e o principal:
eternamente amigas!Pois como diz a canção: “Ser amigos é pra sempre,
como eterno é nosso Deus. Como amigos nós diremos, até breve e não adeus.”

Autoria: NSB
___________________________________________________________________________

VIDA QUE SE RENOVA

A GRAVIDEZ É UM PERÍODO MÁGICO, MESMO QUEM AINDA NÃO FOI MÃE SABE DISSO. E SE SENTIR AMPARADA NESTE PERÍODO É FUNDAMENTAL. É AÍ QUE SURGE EM CENA UM PROFISSIONAL QUE GARANTE TANTO A SAÚDE DA MÃE QUANTO A DO BEBÊ, O OBSTETRA.
É ELE RESPONSÁVEL, EM PARCERIA COM A GRÁVIDA, PELO BOM ANDAMENTO DA GESTAÇÃO. MAS OS CUIDADOS DEVERIAM SER ANTERIORES, A MULHER PRECAVIDA SABE DA NECESSIDA…DE DE CUIDAR DE SUA SAÚDE DESDE SEMPRE. E AS VISITAS AO GINECOLOGISTA SÃO FUNDAMENTAIS. O PLANEJAMENTO FAMILIAR TAMBÉM AJUDA, E MUITO, NESSA QUESTÃO. POIS SÃO AVALIADOS DIVERSOS QUESITOS. ESSA PRÁTICA ACABA EXCLUINDO ALGUNS OUTROS PROBLEMAS COM: GRAVIDEZ PRECOCE, TRANSMISSÃO DE DSTs, ETC. POIS, A MULHER TEM UM TEMPO HÁBIL PRA SE PREPARAR PSCIOLÓGICA E FISICAMENTE PARA AS MUDANÇAS DECORRENTES DA GRAVIDEZ. EVITANDO ASSIM TAMBÉM PROBLEMAS FUTUROS COMO PRESSÃO ALTA, DIABETES, DIFULDADE NA PERDA DE PESO PÓS-PARTO, ETC. ENTÃO, NADA MELHOR DO QUE CHAMAR A ATENÇÃO DE TODAS AQUELAS QUE QUEREM SE AVENTURAR POR ESSE UNIVERSO CHAMADO MATERNIDADE. É PRECISO ANTES DE MAIS NADA, RESPONSABILIDADE, SEJA COM SEU CORPO E/OU PRINCIPALMENTE COM O FUTURO BEBÊ QUE VIRÁ AO MUNDO. DURANTE NOVE MESES, SE TUDO ANDAR NOS CONFORMES, VOCÊ SERÁ A EXTENSÃO DO SEU FILHO, PORTANTO, É RECOMENDÁVEL SE CERCAR DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS A UMA GESTAÇÃO TRANQUILA: ACOMPANHAMENTO MÉDICO (ISSO INCLUI SOBREMODO O PRÉ-NATAL), ALIMENTAÇÃO BALANCEADA (UM NUTRICIONISTA PODE AJUDAR), ATIVIDADE FÍSICA (OBEDECENDO CERTOS LIMITES, CLARO!) E PRINCIPALMENTE MUITO AMOR — AQUI A AJUDA E COMPREENSÃO DA FAMÍLIA É FUNDAMENTAL— , POIS A MULHER FICA MAIS SENSÍVEL E AS VARIAÇÕES DE HUMOR, BEM COMO, DESEJOS INUSITADOS SÃO MAIS DO QUE ESPERADOS. TUDO ISSO NO FINAL DAS CONTAS PRA DIZER O SEGUINTE: SER MÃE É ALGO FANTÁSTICO, UM PRIVILÉGIO EXCLUSIVO DE NÓS MULHERES. SAIBA VALORIZAR ESSE PRESENTE DA NATUREZA E TAMBÉM AGRADECER A QUEM FAZ DESSE MOMENTO…TÃO ESPECIAL, OS MÉDICOS GINECOLOGISTAS E OBSTETRAS. NO DIA DELES, NÓS SÓ TEMOS A AGRADECER! PRA QUEM JÁ É MÃE POR TODOS OS CUIDADOS PRESTADOS AO LONGO DA GRAVIDEZ E PRA QUEM, ASSIM COMO EU, UM DIA PRETENDE SER PELA CERTEZA ANTECIPADA DE QUE PODEREMOS CONTAR COM O APOIO DE VOCÊS. OBRIGADA, A TODOS OS PROFISSIONAIS QUE FESTEJAM A VIDA JUNTAMENTE CONOSCO!

AUTORIA: NORIANA SEEFELD BEHREND
___________________________________________________________________________

VIDA QUE SEGUE

COLOQUE TODA A SUA ENERGIA POSITIVA E INTUITIVA NA FREQUÊNCIA DOS SEUS SONHOS, DAS SUAS ASPIRAÇÕES MAIS PROFUNDAS. E RECEBA COM ALEGRIA TUDO AQUILO QUE ALMEJA. PENSE COM TODA A SUA VONTADE E ASSISTA A COISA SE MATERIALIZANDO NA SUA FRENTE, SEJA O QUE FOR. O UNIVERSO CONSPIRA A FAVOR, BASTA VOCÊ ACREDITAR!!!!

AUTORIA: NSB
_________________________________________________________________

#DIANACIONALDOLIVRO

LEITURA, FONTE INESGOTÁVEL DE SABER!

SÓ QUEM JÁ MERGULHOU DE CABEÇA NUMA LEITURA, QUE CONSIDEROU FANTÁSTICA, É CAPAZ DE ENTENDER A MAGIA INEBRIANTE QUE ESSE HÁBITO EXERCE SOBRE NÓS.

SEJA POR QUE ELE ACRESCENTA MAIS VIDA A NOSSA EXISTÊNCIA OU SIMPLESMENTE PELO FATO DE NOS TIRAR DO LUGAR COMUM.

SIM, A LEITURA É CAPAZ DE EMPREENDER VIAGENS LOUCAS. AO FOLHEAR AS PÁGINAS DE UM LIVRO VOCÊ É TRANSPORTADO PARA UMA REALIDADE PARALELA, ONDE A FANTASIA IMPERA E NÃO HÁ LIMITES PARA A IMAGINAÇÃO.

SOMOS LEVADOS A PAÍSES E MUNDOS DISTANTES SEM SAIR DO CHÃO. DE EMPREENDER VIAGENS LONGÍNQUAS E MUITO PESSOAIS, POIS CADA QUAL, TEM O SEU MODO PARTICULAR DE VIVENCIAR TAIS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS.

NAQUELE MOMENTO O UNIVERSO AO NOSSO ENTORNO PÁRA, SÓ EXITE VOCÊ E AQUELAS LINHAS. AS MESMAS QUE DÃO ASAS A SUA IMAGINAÇÃO. QUE FAZEM DO SONHO REALIDADE, DO FANTASIOSO ALGO PALPÁVEL, AO MENOS NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO.

ENTÃO, SALVE DRUMMOND! CLARICE LISPECTOR, JORGE AMADO, MONTEIRO LOBATO, FERNANDO SABINO, JOSÉ SARAMAGO, CECÍLIA MEIRELES, GUIMARÃES ROSA, OLAVO BILAC. ESCRITORES DE MÃO CHEIA, DESBRAVADORES DA PALAVRA ESCRITA E REITORES DE TANTOS PUPILOS QUE SEGUIRAM SEUS PASSOS.

POR: NORIANA SEEFELD BEHREND
_________________________________________________________________

Receita de felicidade

FE-LI-CI-DA-DE, pra ser feliz não tem idade. Tenha você oito ou oitenta, se viver de passado vai virar museu. O rio só corre pra frente e é assim que deve ser. De mãos dadas com o tempo e comprometido com uma única verdade: ser feliz em toda e qualquer idade. Independente da situação faça chuva ou faça sol, frio ou calor. Seja como for. Andando a pé ou de ‘carrão’, sendo empregado ou patrão. Estando com a saúde em dia ou não. Pois o sentir é livre e o pensamento voa solto. Não respeita grades, condição social. Está sempre a procura… E assim contagia o universo, o virando do avesso. E mesmo sujeito ao tropeço não cai.

Autoria: NSB

_____________________________________________________________________
Tempo pra quê?

Estaríamos nos tornando, escravos do tempo?
Uma coisa é certa, os ponteiros do relógio são implacáveis.
E quando menos se espera o dia, a semana, o mês, o ano acabou.
Vivemos imersos numa correria frenética, com milhões de afazeres diários, que nos parece pouco 24 horas.
Mas, será que alguém já se perguntou se tudo isso vale a pena?
Afinal de contas a vida é finita, por mais que o ser humano tem um quê de eterno, uma vontade louca de driblar a morte. No entanto, mais cedo ou mais tarde — e muitas vezes, sem nos darmos conta — ela nos apanha na esquina do tempo.
Não seria então tudo isso vão?! Despropositado, irracional?!
Tenho certeza que muitos, se não todos, irão dizer que não.
Certa feita, um determinado educador, me disse que vivemos a geração boleto. Talvez por isso, com contas se amontoando ao final do mês, nos lancemos desse modo e com tal afinco nessa maratona. E o pior de tudo, é que a reta de chegada parece tão longínqua, se é que ela existe.

Autoria: NSB

_____________________________________________________________________
Sabedoria versus Conhecimento

É comum a associação de conhecimento e sabedoria, quando na verdade elas são duas coisas bastante distintas. A sabedoria não é algo apreendido em livros. É muito mais uma experiência cinética, ligada a percepções que vão além do saber.
Ela também nada tem a ver com a idade, apesar de a maturidade conferir a verdadeira medida das coisas. Há pessoas, ainda jovens, com mais sabedoria que muitos velhos por aí. Isso por que, mantém um espírito humilde diante da vida e das experiências por que passaram. Sabedoria tem sim, ligação direta com sensibilidade, mas não em estado puro e simples. É um estágio que poucos alcançam justamente por que demanda olhar apurado, mente aberta e coração generoso. Para aceitar as diferenças, amenizar as discordâncias e admitir que todos somos apenas humanos: Falhos, limitados e ao mesmo tempo intensos, profundos e criativos. Com potencial tanto para o amor quanto para a guerra.

Autoria: NSB

_____________________________________________________________________
Amizade, encontro de almas.

Responda quem puder: qual o valor de uma verdadeira amizade? Eu não saberia mensurar. Ela transcende nossa vã existência, torna os dissabores mais amenos e as alegrias mais festivas, por que temos com quem compartilhar. O semblante do ser amigo é capaz de aplacar sofrimentos, transpor obstáculos, indicar caminhos. E o melhor, não cobra nada por isso. Quer apenas inspirar, incentivar, fazer do outro a extensão do seu própria ser, pois cada vitória é tida como sua também. Na amizade não há espaço para a inveja, a mágoa e o descompasso. Apesar de às vezes haver desentendimentos eles são superados pela força que brota do amor fraternal e que embala docilmente os corações amigos.

Autoria: NSB
_____________________________________________________________________
O que faz uma relação ser duradoura?

Amor? Cumplicidade? Compreensão?
Na verdade, tudo isso e muito mais.
Um casamento feliz precisa ser permeado por respeito mútuo. Necessita de uma reinvenção diária a fim de não cair na monotonia. O romantismo tem de estar presente, é claro, mais uma conversa sincera evita muitos dissabores e esclarece mal entendido.
Inclusive, é na fase de namoro que essa mesma conversa franca vai orientar o futuro do casal. Fé, finanças e filhos têm de ser discutidos. Não se pode conquistar uma família estruturada quando os pilares não estão bem sedimentados. A fantasia tem de estar restrita a quatro paredes, por que devaneios não levam a lugar nenhum. Sonhar junto, trabalhar em conjunto dentro e fora do lar é fundamental. De preferência orientados pela palavra Divina. Afinal, nem sempre é fácil ceder, pedir desculpas, ser submisso ou mesmo agüentar os roncos noturnos, muitos vão concordar especialmente com essa parte.

É somente na convivência diária que se conhece a fundo uma pessoa. Concordo, até por isso ter paciência é importante por que muita coisa muda depois do casamento, não só o estado civil. Viver sobre o mesmo teto requer um tempo de adaptação, por isso não se irrite na primeira desavença. Tenha sempre uma palavra amiga a oferecer e um sorriso aberto, esses são os melhores remédios para qualquer situação. Quando for dizer eu te amo, que não seja apenas da boca pra fora e que as manifestações de carinho não se restrinjam à intimidade do casal. Flores, versos e vinho tinto sempre caem bem, não só em ocasiões especiais. Amor não é só brilho no olhar, é uma conquista infinita em que dois seres distintos procuram um denominador comum. Uma equação nem sempre
positiva, mas que vale a pena. Ao eleger um alguém, pra reinar absoluto em seu coração, escolha com sabedoria. Essa pessoa deve ser cortês, contigo e com os seus familiares. Afinal, uma convivência harmonia já é meio caminho andado rumo a felicidade.

Que ao dizer o sim definitivo seu juramento seja sincero. E que de fato essa união seja forte pra romper qualquer obstáculo, dissipar qualquer vicissitude e os acompanhar pela vida inteira. Que a cada novo dia seus votos possam ser confirmados e firmados em Deus nosso Senhor. E quando a família aumentar que seus herdeiros possam se orgulhar de ter pais amorosos. Pois a unidade familiar reflete nossos valores sociais e são parte fundamental da nossa criação. Então, salve família! Salve o compromisso de viver um para o outro em fidelidade e amor!

Autoria: NSB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s