Avulsos

Mãe

Você só poderia ter nascido neste dia 01 de Abril, Dia da mentira pra alguns. Mas pra mim um dia de muita verdade, fruto de um sentimento genuíno e inexorável. Que eu desconfio, foi tecido mesmo antes do meu nascimento. A gente vem ao mundo com algum propósito e nasce no seio da família que Deus estipula, e não sem razão eu nasci no recôndito no teu abraço. Sempre tão doce e fraterno, que me embala até hoje, me consola, me anima e me ensina os caminhos em que devo seguir, caminhos que me levaram ao abraço fraterno do Pai celeste. Desde cedo eu soube o fundamento verdadeiro da nossa existência: Deus. Você que é a pura expressão perfeita do amor, uma criatura abençoada a quem eu chamo de mamãe querida. Se existem em mim valores profundos é por sua causa, por que você me ensinou que caráter e respeito são essenciais. Por essas e outras nesse dia especial eu queria te agradecer e dizer mais uma vez o quanto eu te amo. Você é a luz da minha vida, a menina dos meus olhos, o meu coração. E que Deus faça dos teus dias ainda mais doces, condizentes com a criatura incrível que é você mamã querida! Feliz aniversário!

________________________________________________________________
CARTA PREGRESSA

Esta é uma carta pregressa, escrita a você com todo o meu carinho. Mesmo antes de te conhecer. Eu que sempre oro todas as noites pedindo a Deus que faça o meu caminho cruzar com o teu. E que tantas vezes, na ânsia de te encontrar, confundi teu olhar, te enxerguei onde você não podia fazer morada. Por que sua alma de menino é límpida e transparente demais, e tudo o que você nunca faria é me fazer sofrer. Por isso, te peço perdão! Este testemunho público, de um amor igualmente pregresso, tem uma razão de ser. É para que todos saibam do amor perfeito que eu já tenho em mente, e que você fará ainda mais doce.
Eu que não supunha o tamanho da parceria que aspirava até o momento de te conhecer, você que tem tudo pra ser meu parceiro de vida. Meu amante, meu marido, meu amor. Cúmplice de alcova e de vida. Um companheiro audacioso que sempre há de me apoiar em minhas decisões, me incentivar nas fraquezas, me abraçará forte e dizer: vai dar tudo certo. E caso não dê, saiba que eu estarei aqui com você: sempre!
Esse é meu quadro perfeito de um feliz para sempre. Não idêntico aos dos contos de fadas ou mesmo dos filmes açucarados que eu adoro ver. Mas um amor de vida real, sujeito a altos e baixos, mas firmado em Deus. E como tal, indissolúvel, incomensurável. Não pautado só em pele, mas em espirito e coração. Por que amor, que é amor de verdade, não morre. Antes, se fortifica nas fraquezas, nas vicissitudes. Pois se aperfeiçoa na dor, na ausência, na saudade. Pois não existe lugar melhor no mundo para estar, quiçá do seu lado. Você que me aproximará ainda mais de Deus e fará de nosso lar uma benção para nós e para nossos filhos.
Enquanto você não chega para preencher esse espaço na minha vida, que já é todo teu. Deus vai me amolando. Quebrantando o meu coração, para que eu esteja pronta para você no momento certo que só Ele sabe e para o qual eu nasci e tenho esperado por toda a minha vida. E então, somente, então eu poderei enfim dizer olhando no fundo dos teus olhos: Estava à sua espera, seja bem-vindo a minha vida. Você é muito melhor do que eu imaginava. Valeu a pena tudo que passei, por que meu presente de vida é você. Te amo pra sempre!

__________________________________________________________________________________________________
Eu gosto da sensibilidade que vejo em você. Ela está em tudo, no seu jeitinho de ser. Jeito que vem me surpreendendo positivamente desde que o conheci. E como é bom sentir tamanha empatia, por isso eu preciso discordar quando você, receoso, me diz que tudo está indo rápido demais. Se eu disser que sinto justamente o contrário você pode até se assustar, mas é assim que sinto. E preciso ser sincera pra comigo e pra contigo. E confesso não sou de meias verdades, meios amores. Quando eu gosto, gosto e ponto. Mas, eu entendo que você tenha medo de sofrer, de se entregar, de confiar. Por isso eu respeito seu tempo, seu ritmo… Por que tudo isso tem a ver com quem é você: Um alguém que vale a pena conhecer. Então, relaxa! Por ora só o que eu quero contigo é um pouco da sua atenção. Por que cada minuto que passo, converso contigo é muito bom. E eu tenho essa necessidade louca de me expressar, falar das coisas que eu sinto e que de algum modo mexem comigo. O que não significa que eu também não tenha medo, afinal pessoas não vem com manual de instruções e como eu disse a gente e nunca sabe o que vai no coração do outro. Mas você vale o risco!
___________________________________________________________________________________________________
Já faz um tempo que eu não visito essa terra de sonhos, onde tudo é possível e a gente acredita ser eterno. Um lugar rodeado de gigantes, fadas e toda sorte de criaturas mágicas que estão a um passo da gente, dentro da nossa imaginação. Ela que faz-nos crer em seres fantasmagóricos e que por vezes nos tiram o sono, ainda bem que tem sempre cobertor quentinho pra encarrar esse perigos. E em noite de chuva, quando os relampagos não nos deixam dormir, a gente foge de mansinho para o quarto dos pais. Esses sim, verdadeiros anjos da guarda a zelar por nós. Apesar, que por vezes não os vejamos assim. Principalmente quanto, teimosos, não nos deixam ir direto a sobremesa, deixar a lição pra depois e brincar ao invés de estudar. Se nos põe de castigo então, decretamos belém-belém nunca mais estou de bem, mas ressentimento dura pouco, apenas o intervalo de um sorriso. Que saudades daquela ingenuidade genuina que enxerga o mundo com toda a simplicidade que ele merece, onde não há espaços pra julgamentos vazios, só pra diversão. Aliás, coisa que eu fiz como ninguém, fui moleca de pé no chão que brincou na rua de bate lata, pique-esconde e pega-pega. E foi essa infância feliz que hoje me leva à cantar e acreditar que “a vida é bonita e é bonita.”
__________________________________________________________________________________________
Hoje estou rock in roll, com batidas fortes pulsando em meu peito. Encorajada a me jogar na vida, com toda

garra e com tudo o que eu tenho direito. Sem medo de me perder nas armadilhas tecidas pelo tempo. Hoje,

eu me sinto mais dona do meu nariz, mais decidida a não fincar raiz. A não atrelar minha felicidade a são

ninguém, só eu posso fazer acontecer à mudança que eu quero pra mim. E mudando, o mundo muda com a

gente. E cantando, eu vou levando, driblando e me arranjando. Vestida com a couraça da justiça e também

amparada pela fé, que tenho no futuro e que há de ser doce. Isso se eu parar de olhar pra traz e seguir em

frente. E o se o presente não for tão bom assim pra gente, reinvente! Coloque a guitarra no saco e pegue a

estrada novamente. Mas dessa vez eu não vou sozinho, mesmo sendo pássaro longe do ninho. Pois fiz da

felicidade não uma meta, mas meu próprio caminho.
_____________________________________________________________________________________
SE EU GOSTO DE VC E VC GOSTA DE MIM
PQ A GENTE NÃO PODE NAMORAR?
ESSE NEGÓCIO DE FICAR POR FICAR EU NÃO QUERO NÃO,
NÃO CONSIGO ME ENVOLVER PELA METADE, SEM PAIXÃO!
MAS VC FICA TODO RECEOSO, E EU ACHO ISSO SEM RAZÃO.
DEIXA EU TE AMAR DO MEU JEITO E LANÇAR FORA ESSE MEDO DO SEU CORAÇÃO.
NÃO QUERO TE MAGOAR, NEM BRINCAR COM VC NÃO.
TBM NÃO VOU AMARRAR A BOCA DO SAPO SÓ PRA GANHAR A SUA AFEIÇÃO.
ATÉ PQ A GENTE COMBINA E PRONTO,
FIM DE DISCUSSÃO!
PARA DE BOBAGEM, QUE EU NÃO QUERO TE PRESSIONAR NÃO.
MAS TBM NÃO VOU FICAR TE ESPERANDO TODA VIDA,
ENTÃO VÊ SE TOMA LOGO UMA DECISÃO.
SEM ESSA DE QUE SUA VIDA É CORRIDA E VC NÃO TEM TEMPO NÃO!
QUANDO A GENTE QUER A GENTE FAZ ACONTECER, ARRUMA TEMPO, SOLUÇÃO!
ALIÁS, A MELHOR COISA SERIA VC SE RENDER A EMOÇÃO,
DEIXAR EU CHEGAR DE MANSINHO E TOCAR SEU CORAÇÃO.
ENTÃO, VEM PRA MINHA VIDA.
SER MOTIVO DA MINHA ALEGRIA, O DONO DO MEU CORAÇÃO.
PQ SOU MOÇA BONITA, SINCERA E CARINHOSA,
NÃO ESSE TIPO DE VADIA QUE FERIU DE MONTÃO…
ESQUECE O PASSADO E VEM FICAR COMIGO AMORZÃO!
______________________________________________________
Interlocutor

Com uma blz fora do comum foi que vc me cativou,
Dona de uma simpatia desconcertante, eu não pude resistir,
Fui flechado pelo cupido do amor.
Não podia nem muito te olhar, sob o risco de me apaixonar.
E mesmo assim, teimoso, me vi de olho comprido pra vc,
Não consegui domar o desejo de te ter:
Na minha cama, na minha vida, no meu coração.
Vc é o meu tipo de mulher: LInda e carinhosa!
Um verdadeiro mulherão…
Engraçado que ao te ver naquela festa eu pensei: Meu Deus, que mulher é essa!
E qual louco quis tocar sua pele alva,
Mas tive de me controlar, a esse tempo em tinha outra e contigo não podia ficar.
Pois não sou do tipo cafajeste, precisa com a fulana terminar.
E o nosso encontro foi doce e quente, nada de fulgás.
E no que depender de mim vai ter bis.
Quanto ao futuro, deixa pra lá.
Melhor que pensar no amanhã e viver o agora,
Que vem intenso, pulsante…A nos enamorar!
________________________________________________________________________________
adeus___

COMO É BOA AQUELA SENSAÇÃO DE ESTAR APAIXONADO, ACHO QUE AINDA ME LEMBRO. PENSAMENTO LONGE, CORAÇÃO PALPITANDO DESCOMPASSADO, MÃOS SUANDO, FRIO NA BARRIGA E UMA VONTADE LOUCA DE ESTAR O TEMPO TODO JUNTINHO. NEM PRECISO FALAR QUE DORMIR DE CONCHINHA VIRA UMA DAS OITAVAS MARAVILHAS DO MUNDO. A GENTE TEM A IMPRESSÃO QUE O TEMPO PAROU MESMO QUE O RELÓGIO, TEIMOSO, NOS DIGA O CONTRÁRIO. ALIÁS, DAR OUVIDOS A QUEM QUER QUE SEJA SE TORNA TAREFA QUASE IMPOSSÍVEL. ISSO POR QUE O MUNDO GIRA AO NOSSO REDOR E GANHA UM COLORIDO TODO ESPECIAL E NÃO HÁ LUGAR MELHOR DE ESTAR QUE ENVOLTA NOS BRAÇOS DO SER AMADO. E SE BRIGAR É ALGO RUIM, A ÚNICA COISA BOA DISSO É FAZER AS PAZES. ISSO POR QUE, QUEM AMA CUIDA E SENTE CIÚME, NÃO ADIANTA NEGAR. E SE HOJE EM DIA O “VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE” DEU LUGAR AO “QUE SEJA ETERNO ENQUANTO DURE” NÃO IMPORTA. POR QUE SE TEM UMA COISA QUE NÃO MUDA É O DESEJO VIVO E PULSANTE DE AMAR E SER AMADO…COM OU SEM DATA DE VALIDADE. ATÉ POR QUE NINGUÉM PENSA NISSO QUANDO ESTÁ APAIXONADO, NÃO FOSSE ASSIM ESSE ESTADO DE FRENESI NÃO SERIA O QUE É: FANTÁSTICO!

Por: NSB
_______________________________________________________________________________________
DIA 12 SE APROXIMA, MAS AINDA DÁ TEMPO DE ACHAR UM AMOR PRA CHAMAR DE SEU. NÃO PRA QUE ELE SEJA A RAZÃO DA SUA VIDA, NADA DISSO. E NEM PRA QUE VC GANHE PRESENTE, MUITO MENOS AINDA PRA QUE VC SE SINTA COMPLETO. ISSO NÃO É FUNÇÃO DE NINGUÉM E NÃO DEVERIA SERVIR DE DESCULPA PRA VC ABANDONAR OS AMIGOS ASSIM QUE TROCAR DE STATUS NAS REDES SOCIAIS. ENTÃO, DO COMEÇO… PROCURE-SE UM AMOR PRA CHAMAR DE SEU, MAS QUE NÃO SEJA EGOÍSTA. ELE PRECISA ENTENDER A SUA NECESSIDADE DE MOMENTOS A SÓS, NÃO SÓ COM ELE, MAS CONSIGO MESMA. GOSTAR DA PRÓPRIA CIA JÁ É MEIO CAMINHO ANDANDO PRA ENCONTRAR ALGUÉM E SER FELIZ. SE VC NÃO CONSEGUE ESTAR A VONTADE COM A SUA PRÓPRIA CIA COMO ESPERA QUE ALGUÉM GOSTE DE ESTAR CONTIGO? ENTÃO, ANTES DE MAIS NADA, APAIXONE-SE POR SI PRÓPRIO. ESSE AMOR DEVERIA SER ETERNO E CONSTANTE EM SUA VIDA, MAS QUANDO ELE ESTIVER EM BAIXA, NÃO QUEIRA SUPRI-LO COM O PRIMEIRO IDIOTA QUE ENCONTRAR PELA FRENTE. A COISA TEM TUDO PRA DAR ERRADO E, VIA DE REGRA, DÁ MESMO! MAS SEJA PERSISTENTE, NÃO DESISTA. MANTENHA UM SORRISO NA CARA E UM CORAÇÃO LEVE E ABERTO. FICAR TRANCADO EM CASA TAMBÉM NÃO RESOLVE, MAS SAIR POR AÍ TOMANDO TODAS SÓ VAI TE RENDER RESSACA MORAL E DOR DE CABEÇA NO DIA SEGUINTE. ENTÃO AJUSTE AS VELAS E VÁ LUTA. SALTO ALTO E MAQUIAGEM PODEM NÃO GARANTIR NAMORADO NO DIA 12, MAS DESPERTAM OLHARES, SENDO QUE O MAIS IMPORTANTE DEVE SER AQUELE QUE VOCÊ LANÇA PRA DENTRO DE SI. APRENDA A ENXERGAR SEU VALOR, ASSIM VOCÊ GANHA AUTOCONFIANÇA E NÃO SÓ ELOGIOS. DEIXE AS COISAS ACONTECEREM NATURALMENTE, SEM PRESSA, CURTINDO O MOMENTO. AFINAL SE NÃO FOR VALER A PENA PRA QUE INSISTIR? ANSIEDADE NESSAS HORAS SÓ ATRAPALHA E ESTAR COM ALGUÉM NÃO É GARANTIA DE FELICIDADE. SABE AQUELA VELHA HISTÓRIA: “ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADA”, TENHA SEMPRE ISSO EM MENTE. VALORIZE NÃO SÓ AS CURVAS DO SEU CORPO MAIS ANTES AS NUANCES INTIMAS DA SUA ALMA E DO SEU INTELECTO. DISCERNIMENTO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM, TE TORNAM MAIS SELETIVA E MENOS PROPENSA A ERROS MEU BEM. MAS RELACIONAMENTO NÃO É RECEITA BOLO, ENCONTRE VOCÊ MESMA AS SUAS VERDADES. POIS SE CONSELHO VOCÊ BOM NINGUÉM DARIA.

POR: NSB

_____________________________________________________________________________________________________________
A escrita é um estado de imersão. Um suspirar da alma, que irrompe na primavera criativa do pensar, sempre tendo por companhia a solidão. Onde se alinha razão e emoção, transcrevendo-se em verso o que toca o coração. O que inquieta a alma, o que provoca riso e descontentamento. E é assim que ela vem à tona e risca o papel. Traços nem sempre firmes e retos, muito mais controversos. Pois questionam, não raro, o que já foi dito, escrito, sabido. E assim se reinventa, tenta, aparenta. Nos serve de alento, de divã. Nos clareia as ideias e nos faz refletir, movendo-se num fluxo eterno. Não existem textos prontos que não precisem de aprimoramento, são sempre uma porta entreaberta, à espera de uma nova opinião. Fruto de um auto-exame pessoal que a mudança enseja, de uma auto-avaliação acerca das verdades do mundo, que afirmo, não são e nem devem ser absolutas.

Por: NSB
_________________________________________________________________________________________________________________
Desde quando você se foi…

Eu tive que aprender a recomeçar.
A trilhar novos passos nessa arte de amar sem par.
A exercitar isso, que agora me cansa, que se chama paquerar.

Desde que você se foi…por muitas coisas eu passei!
Trabalhei o quanto pude pra tentar te esquecer,
Pra não pirar com essa saudade de você que vivia a me assombrar.
Caminhei, rezei, fiz promessa, me anulei.

Querendo crer que tudo na vida tem hora e lugar,
Momento de sentir, de ser e de chorar.
Mas viver de passado já não me convém,
Tenho me convencido a cada dia que não era pra ser.

Mas isso não quer dizer que te esqueci,
Meu coração apenas sossegou.
Tenho apreendido a conviver com a sua ausência,
A ter paciência, até por que você não me deixou saída.
Era isso ou sucumbir!
Desde então eu tenho me aventurado em outros corações,
Tenho perdido a razão, agido por impulso e entendido que…
Antes de amar alguém é preciso gostar de mim!

Autoria: NSB
____________________________________________________________________________________________________
Auto-defraudação, não mais!

Eu não sou objeto de adorno e nem prêmio de consolação. Muito menos mulher de uma noite só. Quem assim me compara sabe pouco ou nada de mim e me julga mal. Não se deteve em me observar e nem me olhou na real. Não sabe do meu devido valor. Mas, só dou ouvidos a quem me ama, o resto é palavras vã. Sem sentido, sem objetivo, não me interessa. E como dizem por aí: “o paraíso de um minuto não compensa o inferno de uma vida toda.” Se você provoca o meu pranto, ao inve´s de secá-lo então você não me convém. Se eu sou pra você um passatempo, cai fora meu bem!
Não me passo assim por tão pouco a ninguém. Meu alvo é santo, o matrimônio é o que tem. Se vier de papo furado ponha a viola no saco e dê meia volta nenén. Pois entrar pelo cano eu não tô a fim não! Viver de engodo e endosso mundano não me cai bem. Eu tenho outros planos e Deus sabe bem. Tô te dando linha, passa fora homem sem lei. De você eu quero distância, nada além!

Autoria: NSB
______________________________________________________________________________________________
É, eu ando sofrendo.
E não é de hoje.
Talvez o problema seja eu, não os outros.
A maneira como me sinto com relação ao mundo, não quero me fazer de vítima, mas as vezes acho que não vou ter forças pra romper essa casca de sofrimento.
Sinto um desânimo, uma desmotivação para a vida, tudo me aflige e nem mesmo posso chorar. Incompreendida, sozinha, principalmente só. Aquela máxima de que a gente nasce só, vive e morre só sempre me pareceu tão familiar. Desde a mais tenra idade foi assim que eu sempre me senti. Tenho dificuldade de racionalizar, verbalizar essa dor. Só mesmo quando escrevo é que consigo expressar minimamente o que cala forte no peito, apesar de que mesmo aqui eu me repito mais e mais. Mas o papel não reclama, não me critica. Aceita calado que eu esboce o que me angustia, o que aperta meu peito., o que põe pra baixo. Fugir? Gostaria, e MUITO! Mas pra onde, talvez a morte. A ideia parece doce, mas não é. Pois pra quem tem fé sabe que essa saída tem também seu avesso, seu lado amargo. Liquida-se o aqui e agora mas é preciso arcar com as consequencias disso por toda a eternidade. Então, emudeço e desisto do intento, apesar dele sempre me assombrar. E ser ser uma opção. Mas não, sigo em frente, aos tracos e barrancos, sem muitas expectativas. As vezes eu acho que a felicidade não foi feita pra mim.
___________________________________________________________________________________________________
óticaILUSÃO DE ÓTICA

VOCÊ CHEGOU COM UM BELO DISCURSO, CHEIO DE DEMAGOGIA BARATA. E EU QUIS ME CONVENCER DE QUE ERÁS UMA PESSOA BOA, ESPECIAL. APESAR DE VOCÊ DIZER O CONTRÁRIO. FALOU-ME DE COISAS ÍNTIMAS, QUE ATÉ HOJE NÃO SEI SE ERAM REAIS OU MEIAS VERDADES. E OLHA QUE EU TE ASSEGUREI QUE NÃO GOSTAVA DE NADA PELA METADE. POR QUE DESPERTASTE UM SENTIMENTO ADORMECIDO SE NÃO ERA PRA SER? POR QUE SE APROXIMAR SE VOCÊ NÃO QUERIA FICAR? QUAL A INTENÇÃO ESCONDIDA POR DE TRÁS DESSE TEU SORRISO OBLICUO? ACHO QUE EU NUNCA VOU SABER! MAIS UMA VEZ A MINHA INTUIÇÃO ME TRAIU, MAS PARECIA A VER DE FATO UMA SINTONIA ENTRE NÓS, UM IMÃ IMAGINÁRIO QUE ME LIGAVA A VOCÊ. FAZIA TEMPO QUE EU NÃO ME SENTIA ASSIM COM RELAÇÃO A NINGUÉM, PEITO PALPITANDO, PENSAMENTOS EM DESALINHO, UM AR DE POSSIBILIDADES ROMÂNTICAS NO AR. MAS, NO FINAL DAS CONTAS NÃO PASSAVA DE ILUSÃO, CASTELO DE AREIA LEVADO PELO MAR. NÃO SOUBESSE EU DA MATERIALIDADE DOS POUCOS MOMENTOS VIVIDOS A DOIS DIRIA EU QUE FOI SONHO, POIS VOCÊ SUMIU INESPERADAMENTE, DO MESMO MODO QUE INVADIU A MINHA VIDA. DEIXANDO UM RASTRO DE DÚVIDAS QUE AINDA PAIRAM NO AR. QUASE DESFEZ UMA AMIZADE, A TROCO DE NADA. VOCÊ NÃO DEVERIA BRINCAR ASSIM COM OS SENTIMENTOS ALHEIOS, JOGAR COM A VIDA DAS PESSOAS, DESPERTAR UM QUERER SÓ POR PRAZER. QUE HOMBRIDADE É ESSA QUE VOCÊ JULGA TER, QUE TE AUTORIZA A FAZER DOS OUTROS DE GATO E SAPATO? QUE FÉ É ESSA QUE VOCÊ DIZ TER QUE NÃO MORALIZA SAS AÇÕES, QUE NÃO TE DISTINGUE DOS DEMAIS? SEU COMPORTAMENTO ME PARECE AGORA TÃO CONFUSO E VOCÊ NÃO PODE ME JULGAR POR PENSAR ASSIM, JÁ QUE NÃO DEU A MENOR SATISFAÇÃO. PORTOU-SE COMO UM MULEQUE, NÃO COMO O HOMEM QUE ÉS, OU QUE PELO MENOS EU SUPUNHA QUE ERA.
_______________________________________________________________________________________________________
OLHAR PARA DENTRO DE SI A FIM DE VER SEU JARDIM PARTICULAR, ONDE EXISTE UMA SINFONIA SECRETA QUE O MUNDO LÁ FORA NEM MESMO PODE IMAGINAR. E AOS POUCOS REVELAR SEUS SONHOS IDÍLICOS, ESCONDIDOS POR ENTRE A NÉVOA QUE CAI FACEIRA. ROLAR NA RELVA FRESCA, AINDA ORVALHADA, E SENTIR O VENTO SUAVE A TOCAR O SEU ROSTO. AR QUE INVADE Docilmente TODOS OS SEUS POROS E TE FAZ SENTIR O ÊXTASE, QUE SÓ A PAZ INTERIOR É CAPAZ DE DESCORTINAR. EMBALADO PELA SINFONIA DOS PÁSSAROS A CANTAR EM REVOADA PELO CÉU COR DE ANIL. ADORNADO PELO ALARANJADO DOS RAIOS SOLARES DO VERÃO, QUE SE PÕE NO HORIZONTE, FORMANDO UMA AQUARELA. MOLHAR OS PÉS E A FRONTE NA CASCATA AZULADA, LÍMPIDA E ESPUMANTE. MERGULHAR NAQUELA IMENSIDÃO SERENA E CONFIDENCIAR A SI MESMO QUE É TODO SEU AQUELE PARAÍSO PARTICULAR.
______________________________________________________________________________________________________
A vida não pode parar, apesar do coração já não bater como antes e da tua Lembrança viver a me assombrar.
É triste pensar no que podia ter sido mas não foi, de todo amor empenhado que simplesmente se foi. Ninguém está preparado pra lidar com o inesperado, com algo que nos causa sofrimento. Sufocar esse sentimento não é tarefa, nada fácil, por que apesar da razão tentar nos convencer do contrário, o coração, teimoso quer acreditar que ainda não é o fim. E nesse dilema a gente se engana e segue chorando, sofrendo, mentindo a própria dor, fugindo da verdade, amarga e cruel.
Autoria: NSB
________________________________________________________________________________________________________
VOCÊ SER AMIGO É ESPECIAL, MUITAS VEZES “MAIS CHEGADO QUE UM IRMÃO.” ALGUÉM QUE NOS TOCA DE UM JEITO SINGULAR, “UMA ALMA EM DOIS CORPOS”. ALGUÉM COM QUEM PODEMOS VERDADEIRAMENTE CONTAR, QUE PERDOA NOSSAS FRAQUEZAS, MINIMIZA NOSSOS DEFEITOS E NOS AJUDA A ENXERGAR O NOSSO DEVIDO, E IMENSO, VALOR. CONTIGO CRESCEMOS E APRENDEMOS, DESFRUTANDO DE SUA PRESENÇA QUE ACOLHE, ACALENTA, TOCA. POIS VOCÊ, SER AMIGO, NOS OFERECE UM OMBRO PRA CHORAR, UMA PALAVRA DE CONSOLO EM MEIO A TRIBULAÇÃO, NOS ESTENDE A MÃO EM TEMPOS DE AFLIÇÃO. TAL QUAL CRISTO NOS ENSINOU, ENTÃO “FILHO MEU NÃO TE ESQUEÇAS DOS MEUS ENSINOS E O TEU CORAÇÃO GUARDE OS MEUS MANDAMENTOS, POR QUE ELES AUMENTARAM OS TEUS DIAS E TE ACRESCENTARAM ANOS DE VIDA E PAZ.” (PV 3. 1-2) MELHOR DO QUE TRILHAR ESSES CAMINHOS ESCARPADOS SOZINHOS E TER A CERTEZA DA PRESENÇA SEMPRE TERNA E CONSTANTE DO SER AMIGO. ALGUÉM QUE INSPIRA E CATIVA AO MESMO TEMPO! OBRIGADA POR SUA PRESENÇA AMIGA EM MINHA VIDA!
Autoria: NSB
_____________________________________________________________________________________________________
Já reparou que nossa vida é cercada por marchas de toda

sorte? Marcha nupcial, Marcha de carnaval, Marcha cívica,

Marcha ré e tanas outras. Cada qual a seu tempo e hora. O

raciocínio pode parecer mirabolante a primeira vista, mas

serve para ilustrar o condicionamento social a que somos

submetidos desde sempre e, ao que parece, para todo sempre.

Até que a morte nos separe, com perdão do trocadilho.
Que dizer sobre estereótipos presentes todo tempo na mídia

regendo nossas aspirações? Há quem diga que toda ação gera

uma reação. Nesse caso catastrófica, apregoando conceitos

inatingíveis de beleza. Temos o péssimo hábito de taxar o que é

estranho de ruim, ou seja, ser diferente não parece normal,

apesar de algumas peças publicitárias dizerem o contrário.

Enquanto reforçarmos a intolerância e o preconceito esses

cânceres sociais não serão extirpados.
Se o cara for negro, pobre e analfabeto é bandido por tabela.

Dedução arbitrária calcada em pressupostos insólitos, que o

diga a nação verde-amarela de Marias e Joões espalhados do

Oiapoque ao Chuí.
Mesmo assim, as comemorações cívicas do sete de setembro

sempre emocionam, sendo uma oportunidade única de

demonstrar patriotismo e orgulho de ser brasileiros. E a

oportunidade de assistir a belos desfiles em todas as capitais

brasileiras.
Talvez o leitor não concorde comigo e faça conjecturas do tipo:

“Orgulho de ser brasileiro eu tenho é em época de copa do

mundo.” No entanto, aposto que ao puxar na memória lembrar-

se-á de momento ou personagem marcante relacionado a essa

data comemorativa.
Fato que aconteceu comigo há muito anos no dia sete de

setembro — e que mudou minha percepção acerca dessa data

para sempre — aconteceu certo dia de calor escaldante. Eu era

uma doce e sonhadora menina — apenas mais patriota que as

demais — a quem o pai levava pela mão, ano após ano, para

assistir ao desfile da banda militar. O dia estava perfeito: céu

azul, instrumentos afinados, marcha em sincronia, fardas

impecáveis, símbolos nacionais, posturas respeitosas,

bandeiras do Brasil, etc.
Relembrando
No meio da multidão — enquanto soavam os primeiros acordes

do hino nacional — ao longe se via um homem de cabelo pixaim,

rosto moreno, trajando paletó amarelo e camisa de casemira

azul. Ele olhava entristecido para a banda que seguia pela

Avenida da cidade. Assistia introspectivo à cena, emudecido

diante da multidão que cantava acalorada: “Ouviram do

Ipiranga às margens plácidas, de um povo heroico brado

retumbante”.
Fiquei intrigada com a atitude passiva daquele homem e

perguntei ao meu pai quem ele era. Disse se tratar do ex-

sargento Passarinho, regente durante muitos anos da banda

militar. Que abandonara a exercício da profissão e a música por

causa da bebida. Todos os anos no dia sete de setembro ele

vinha ao desfile cívico, era a sua maneira de aplacar as

saudades e de espantar a solidão.
Os Policiais prestariam linda homenagem naquele dia ao

sargento passarinho. Executado o hino nacional bateram

continência ao amigo que acompanha tudo de longe, aturdido

com aquele desfecho. O atual regente também recitou um

trecho do poema de Mário Quintana: “Todos esses que aí estão/

atravancando o meu caminho, / eles passarão… / eu

passarinho!”.
A ideia mirabolante dos ex-colegas de farda causou frisson

entre os presentes e também no homenageado. Aplausos

ecoaram durante alguns instantes. Desse dia em diante entendi

o real sentido do sete de setembro. Mais que data cívica aquele

dia passou a representar para mim o reencontro com a

essência do ser brasileiro: perseverante e talentoso por

natureza, mesmo em face dos reveses da vida.
_________________________________________________________________________________________________
Acabou a brincadeira, pede pra sair!

Idade da lobinha ou simplesmente, balzaquianas (não por opção, diga-se de passagem!). Na verdade, de simples não temos nada. O transpor dessa casa decimal vem cheio de significados. Você começa a se dar conta de que o tempo passou e o pior num pulo. Você começar a pensar em tudo o que fez ou deixou de fazer na última década. Lembra-se dos tempos da faculdade, do sonho de fazer fortuna ou ao menos ter um emprego estável. Mas no devido presente, algum que pague as contas já está de bom tamanho, pois as faturas, boletos e afins não param de chegar. E com eles vem a certeza de que, além de ser dono do seu próprio nariz, agora você tem também a dura missão de conduzir a sua vida, por caminhos nem sempre tranquilos. São diversas obrigações que essa dita fase adulta acarreta, mesmo pra quem não constituiu família, aliás, algo bem comum hoje em dia. As pessoas tem se casado cada vez mais tarde e a maternidade tem sido relegada a segundo plano. A carreira tem falado mais alto, mas se as prioridades mudaram os anseios nem tanto assim. O que a gente quer mesmo é ser feliz e se pra isso for preciso gastar os tustões com injeções de botox, que o seja. É um preço a pagar, aliás, se tem uma coisa que a gente aprende com o tempo, além do fato que ele passa ligeiro, é que tudo tem um preço nessa vida. Nada vem de graça, isso é mera ilusão. Ainda mais numa sociedade capitalista como a nossa, em que até mesmo seres humanos têm virado bens de consumo, descartados sem o menor pudor, assim que aparece coisa melhor no mercado. Sabe aquela velha história de trocar uma de 40 por duas de 20, pois é. Triste realidade, que esperamos, nunca aconteça com a gente. Principalmente sendo o amor um artigo em baixa na praça, na maioria das vezes com prazo de validade e tudo. Conjecturas à parte, (ou seria nóias?!) a maturidade traz também muitas benesses. A mulher aprende a confiar mais no seu taco e isso implica maiores exigências ao escolher a tampa da sua panela. Já não basta uma carinha bonitinha e um corpo sarado. Tutano e bom senso, e uma pegada interessante, são mais relevantes. Até por que nós mesmas já não somos só peito e bunda. Queremos alguém que enxergue além das aparências, que reconheça nosso devido valor, nosso esforço pra conquistar os mais variados títulos pendurados na parede, de mestre a doutor. Sem essa de que sempre tem um chinelo velho pra um pé cansado, mulheres não se cansam jamais! Somos multifacetadas, pluri na melhor acepção da palavra, damos conta do recado. Somos rainhas no lar, sedutoras na intimidade e ainda garantimos o pão nosso de cada dia. Aliás, essa tal liberação feminina deixou os homens meio acomodados, a gente quer respeito sim, mas ser exploradas não! É bem diferente meu bem! É claro que estar presente em diferentes áreas de atuação nos enche de orgulho, mas ainda ganhar menos que os homens não. Driblar o ego masculino não é tarefa fácil, principalmente quando ocupamos cargos de chefia, o fantasma da nossa suposta incompetência sempre nos ronda, desconfiança absurda e infundada, aliás, mas acontece! Se por um lado nós ganhamos, e muito, ao sair para o mercado de trabalho e ao ter direito ao voto, também abdicamos de muita coisa, não só aos sutiãs queimados em ato simbólico e público! Ficamos mais expostas às pressões desse mundo cão e ainda temos de conviver com o remorso de estar longe dos filhos enquanto a vida deles acontece. Muitas implicações vieram a tira colo disso, a compensação material e a dificuldade em impor limites, ou simplesmente dizer não, tem criado pessoas cada vez mais mimadas e egoístas. E o que dizer da violência doméstica, um mal que ainda bate ponto em muitas casas brasileiras e ao redor do mundo. Sem contar, o assédio sexual, algo bem familiar para nós mulheres. Independente de qualquer coisa é preciso manter a cabeça erguida e seguir em frente, pois a vida não espera por mim. Enquanto você cochila a banda toca e passa. A jovialidade ainda está presente, mas suas costas doem como diz a canção.
Por: NSB ____________________________________________________________________

Acho que nasci meio descompensada, ou sou mesmo muito diferente dos

demais.
Rebelde a primeira vista, fútil a segunda, e mais o que? Quantos rótulos,

tem uma hora que a gente cansa e desisti de tentar o que os outros

acham da gente. Por que só a gente sabe o que sente, e como sente.
Desde que nascemos temos um manual de conduta a seguir, nos

bastasse as inúmeras normas de conduta ainda nos bombardeiam com

expectativas do tipo: Faça faculdade, fale inglês, aprenda a dirigir, sonhe

com a casa própria, forme família, compre um carro, viaje pro exterior,

poupe dinheiro. Seja consumista, mas sem exageros. Não estoure o

cartão, entre na academia, beber socialmente é legal, não seja chato!
Seja sociável, fale e sorria nos momentos oportunos. Faça sala e tipo.

Isso faz toda a diferença e vai definir se você é legal ou não. Não seja

inconveniente, sintas assim, faça assado. Eu nunca me adaptei muito a

isso e paguei a conta. Pessoas que não se encaixam nos modelos

pré-fixados geralmente sofrem retaliações, veladas ou não. Mas sofrem,

nem que seja com a solidão. Ainda tem mais essa! Quem disse que

preciso viver rodeada de gente pra ser feliz?

____________________________________________________________________
Tenho pressa! Sede de viver algo novo. De romper o marasmo dessa vida
insossa e sem brilho.

Tenho medo! De transpor aquela porta que se abriu a minha frente, pois não sei o que irei encontrar. Quantos dragões terei de matar, quantos fantasmas virão me assombrar.

Tenho vontade! De escapar de tudo aquilo que anda me sufocando, de
me livrar das grades imaginárias que tem-me acorrentado ao chão.
Daqui eu posso ver estrelas, mas não tenho como tocar o céu.
Quem sou eu? Já não me reconheço mais! Preciso resgatar minha
essência, que eu sei, é boa. Mas será que isso basta? O meu melhor é
sempre tão pouco, a impressão que tenho é que sou uma vela a se
apagar. Uma náufraga em alto-mar, prestes a se afogar.

Ah, se querer realmente fosse poder. Eu estaria noutro lugar ou me
aniquilaria de vez. Pois é assim que me sinto diante da vida, inapta. O mundo me parece tão inóspito, a minha vida tão vazia. Já o minha mente, essa não para. Não me dá sossego, em grande parte pelos desassossegos que trago n’alma e no coração.
_____________________________________________________________________
Toda mulher que se preze, sabe que tem determinados dias do mês, em que a gente se sente triste (sem motivo), gorda (sem sentido) e louca (pra pular no pescoço de alguém). A irritação toma conta da gente e vai além da estratosfera (ou do aceitável, que o diga os homens, vítimas preferidas!). Nessas horas sai da frente, nem a gente se aguenta. Então, nem tente entender! Somos mulheres: sensíveis, amorosas, choronas e briguentas. Simples assim!
_____________________________________________________________________
HOJE O DIA AMANHECEU DIFERENTE. DE REPENTE PARECE QUE TODOS OS PROBLEMAS DESAPARECERAM. JÁ NÃO ME IMPORTO COM O TEMPO, FIZ UM ACORDO COM ELE. DEIXEI AS HORAS CORREREM SOLTAS, SEM ME SOBRESSALTAR COM ISSO. SENTEI-ME CALMAMENTE A BEIRA-MAR E CONTEMPLEI AQUELA IMENSIDÃO AZUL. O QUE ANTES ME AFLIGIA JÁ NÃO FAZIA SENTIDO ALGUM, POIS ESTAVA EM PAZ COMIGO MESMA. COMECEI A DEDILHAR UMA CANÇÃO E UMA INVASÃO DE SOM E LUZ TOMOU CONTA DE MIM. ALI ESTAVA EU, SÓ COMO ANTES, MAS FELIZ COM A MINHA PRESENÇA. LIVRE E ALEGRE COM AS MINHAS ESCOLHAS, SORRIDENTE E CONFIANTE COM O QUE HÁ DE VIR. JÁ NÃO QUIS MAIS CONTROLAR O TEMPO, O FUTURO, MEU DESTINO. DEIXEI QUE A VIDA SEGUISSE SEU CURSO, TAL COMO UM RIO. QUE ÀS VEZES ENCONTRA OBSTÁCULOS, MAS NEM POR ISSO DEIXA DE CORRER. ENTENDI FINALMENTE QUE MUITAS VEZES É PRECISO CONTORNAR ADVERSIDADES AO INVÉS DE CISMAR COM ELAS, É MAIS INTELIGENTE. GASTAR ENERGIAS COM O QUE NÃO VALE A PENA SÓ FAZ ENVENAR A ALMA, E EU ESTOU AQUI É PRA SER FELIZ!
_____________________________________________________________________
PRINCÍPE DE MEIA-TIGELA

SE ME PERGUNTAR, EU RESPONDO: ESTOU SOFRENDO SIM. E A CULPA É SUA. PQ FOI LARGAR DE MIM. VC VIROU SAPO E EU ABÓBORA. COMO PODE UMA HISTÓRIA DE AMOR TERMINAR ASSIM? DE DUAS UMA: OU ERA MENTIRA OU NUNCA EXISTIU.
NOS APAIXONAMOS POR SITUAÇÕES VIVIDAS, CENAS QUE FICARAM NO PASSADO MAS SEMPRE HÃO DE MARCAR NOSSA HISTÓRIA!
_____________________________________________________________________

SUFOCO

ACHO QUE TÔ FICANDO LOUCO.
TE TANTA SAUDADE DE VOCÊ!
MAS ISSO É PURA BOBAGEM,
ATÉ PQ VC JÁ NÃO ME QUER MAIS.
ME FEZ DE GATO E SAPATO.
QUANTA SACANAGEM,
QUANTA INDEFERENÇA.
O PRÍNCIPE VIROU SAPO
O CASTELO DESMORONOU.
VOCÊ FOI EMBORA…
E SÓ A SAUDADE FICOU!

Autoria: NSB
_____________________________________________________________________
SÃO TANTAS, E FURTIVAS, EMOÇÕES!

As emoções por vezes são traiçoeiras. Quantas vezes vi verdade no olhar de quem por mim nada sentia: Só aversão! Pois saiu pelo mundo, sem olhar pra traz. Deixou-me ali sozinha com a minha dor. É bem verdade que a gente nasce e segue só pelos caminhos da vida, mas quando o amor nos faz companhia tudo parece se abrir, sorrir em flor. Talvez por isso tenha sido crédula e fiel a emoções feitas de papel. Rapunzel aprisionada em seu castelo de cartas que desmorona ao sabor do vento e com príncipes de meia pataca a tira colo. Enfadonha constatação, mas perdi meu tempo e com quem não nada mais era que um mero fanfarrão. Brincaram de amar e quebraram com isso o meu coração. Mas quem se importa? Ninguém! A decepção é minha de nenhum outro alguém!
___________________________________________________________________

ÊXTASE DE AMAR!

LEIA-ME SE PUDER, DECIFRA OS MIL E UM SEGREDOS QUE TENHA CÁ GUARDADO NO PEITO. RENDA-SE AO BRILHO INEBRIANTE DO MEU OLHAR, DESFRUTA DO NÉCTAR SUAVE E DOCE QUE OS MEUS BEIJOS HÃO DE REVELAR. SE ACHEGUE, SE ACONCHEGUE PERTO O SUFICIENTE PRA SENTIR O PULSAR DO MEU CORAÇÃO. OUVIR O MEU RESPIRAR SOFREGO E VACILANTE, QUE SÓ TUA PRESENÇA ME PROVOCA. DESNUDA OS MEUS SONHOS MAIS SECRETOS E CORRE TUAS MÃOS EM MEU DORSO MACIO. SENTE O CALOR QUE EMANA DENTRO DE MIM, UM QUERER LASCIVO E QUENTE FEITO DE PURO MEL. QUE PODE CURAR QUANTO MATAR, TUDO DEPENDE DO ÊXTASE COM QUE ME ABRAÇAR!

Autoria: NSB
____________________________________________________________________
Toda mulher que se preze, sabe que tem determinados dias do mês, em que a gente se sente triste (sem motivo), gorda (sem sentido) e louca (pra pular no pescoço de alguém). A irritação toma conta da gente e vai além da estratosfera (ou do aceitável, que o diga os homens, vítimas preferidas!). Nessas horas sai da frente, nem a gente se aguenta. Então, nem tente entender! Somos mulheres: sensíveis, amorosas, choronas e briguentas. Simples assim!

Autoria:NSB
__________________________________________________________________
É assim que eu sinto

TANTOS E QUANTOS AINDA HÃO DE ME FAZER SOFRER,
ANTES QUE EU ESPREITE A TUA CHEGADA?
MUITOS JÁ ME LEVARAM AO CHÃO,
FAZENDO-ME CRER QUE EU NÃO SERVIA NÃO.
TALVEZ, ESTIVESSEM CERTOS
POIS ESTOU RESERVADA A UM OUTRO BEM,
QUE ME QUERIA VERDADEIRAMENTE BEM.
QUE NÃO ME FAÇA MAL,
QUE SEJA MEU PARCEIRO ATÉ O FINAL.

Autoria: NSB
____________________________________________________________________
procura-se
Encontro futuro!

Sinto saudades de quem ainda nem mesmo conheço. Imaginar o quão feliz hei de ser contigo me faz um bem danado, você nem faz ideia meu amor. Já o confundi tantas vezes por aí e por isso te peço perdão. O desejo iminente de estar contigo me fez enxergar-te em olhos errados. Me vez adormecer ao lado de quem não devia. E por isso tantas vezes eu sofri, principalmente pelo engano e com minha busca infundada. Quão
crédula eu já fui! Pensando estar contigo, juras de amor eterno eu fiz.

Mas, agora me convenci que só os teus beijos serão capazes de
verdadeiramente me tocar. Só a tua mão é que irá fazer o meu corpo se
arrepiar, você há de provocar em mim um frisson diferente, que no
momento eu só posso imaginar. Mas um dia contigo hei de estar. De tua
presença constante em minha vida irei desfrutar. E deitada em teus
braços hei de adormecer tranquila e sonhar, pois sei que hás de meu
sono velar. E quando enfim eu despertar você ali estará me envolvendo
num abraço apertado que fará meu coração palpitar. Sonho tanto com
isso minha vida, amor meu! Quero do néctar inebriante de tua boca
provar, ser capaz de adivinhar o que se passa contigo só de ver o brilho do teu olhar. Pois a tua presença me embriaga, me faz querer cada dia mais e mais te amar. Então, vem sem demora me encontrar, pois eu sofro tanto a tua espera. Já andei tanto a tua procura, mas ainda não pude te achar. Vem me dar o teu colo, vem me amar! Vem fazer de mim tua mulher e comigo se casar. Se meu anjo protetor, meu amigo, meu amante! Pois somente contigo eu quero estar, você que há de ser a luz da minha vida. E que eu sei, também anda por aí a minha procura. Duas caras metades separadas que em breve irão se encontrar, pois Deus está no comando e há de nos guiar! Fazendo com que nosso olhar se cruze pra gente enfim namorar. Formar nossa família, construir nosso lar.

Autoria: NSB

_____________________________________________________________________
foto_jovens
MEUS 20 E POUCOS ANOS

É FÁCIL SER LINDA AOS 20! DIFÍCIL É SER RESPONSÁVEL! É NATURAL SE SENTIR IMORTAL NESSA IDADE, O QUE NÃO PODE É SE ARRISCAR AO VOLANTE SEM NECESSIDADE. SE É QUE VOCÊ AINDA NÃO SE CONVENCEU QUE ÁLCOOL E DIREÇÃO NÃO COMBINAM. É FÁCIL INSUFLAR O PEITO E SE ACHAR DONO DO PRÓPRIO NARIZ, QUANDO VOCÊ AINDA ESTÁ NUMA ZONA DE CONFORTO CHAMADA, CASA DOS PAIS. PQ A VIDA LÁ FORA É DURA, CAMARADA. PODE ACREDITAR! UM DIA A MATURIDADE TE PEGA DE ASSALTO E A MAIORIDADE DEIXA DE SER BENEFÍCIO E PASSA A SER PRIORIDADE, POIS VOCÊ TEM CONTAS A PAGAR.

NÃO SE ENGANE! O TEMPO PASSA E LEVA CONSIGO BEM MAIS QUE O VIÇO DA PELE. VOCÊ APRENDE A CONVIVER COM AS FRUSTRAÇÕES QUE A ESSA TAL DE REALIDADE TRÁS. A LIDAR MELHOR COM OS SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS, A ENTENDER QUE A VIDA TEM DESSAS COISAS E QUE NEM TUDO É PRA SEMPRE.

QUANDO A GENTE TEM 20 E POUCOS ANOS A VIDA MAIS PARECE UM PARQUE DE DIVERSÕES, EU SEI! E NÃO QUEREMOS PERDER NADA. ABSOLUTAMENTE NADA! CURTIR É A APLAVRA DE ORDEM, SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO. PENA QUE NA MAIORIA DAS VEZES DE FORMA INCONSEQUENTE. OS PORRES EM NOITES DE BALADA FAZEM PARTE E VEM ACOMPANHADAS DE EXPRESSÕES DE ‘CARINHO’ BEM ACALOURADAS. NEM PODIA SER DIFERENTE, COM TODOS NOSSOS HORMÔNIOS EM EBULIÇÃO. E NESSE RALA E ROLA, MUITA GENTE SE ENROLA. E COMO A MÚSICA DIZ: “DEPOIS DE NOVE MESES VOCÊ VÊ O RESULTADO.” QUANDO NÃO ACONTECE COISA PIOR, AS DSTs ESTÃO AÍ E NÃO ME DEIXAM MENTIR. AIDS MATA MINHA GENTE, TENHA VOCÊ 8 OU 80! ENTÃO, SEXO SEGURO: SEMPRE!

E É EM MEIO A ESSE TURBILHÃO DE EMOÇÕES QUE A GENTE DEFINE O NOSSO FUTURO PROFISSIONAL, QUANDO NA VERDADE O QUE GENTE QUER MESMO É SE DIVERTIR. ALIÁS, NESSA FASE A MAIORIA DE NÓS NEM SABE DIREITO O QUE QUER. E QUANDO O ASSUNTO É TRABALHO, HUMMM… NEM SE FALA!ISSO NOS LEMBRA QUE UM DIA TAMÉM VAMOS ENVELHECER. DEIXAREMOS DE USAR O:“ E AÍ VÉI?!” OU MELHOR, VAMOS USÁ-LO COM OUTRA FINALIDADE, NÃO MAIS COMO GÍRIA.

POIS É, APESAR DE NÃO PARECER ESSE É O CURSO NATURAL DA VIDA. E EU IMAGINO QUE SER DIFERENTE NESTE QUESITO NÃO É SEJA UMA ATITUDE LÁ MUITO INTELIGENTE. E QUE VOCÊ NÃO QUEIRA SAIR DE CENA ANTES DO TEMPO. ENTÃO, QUANDO A ADRENALINA ESTIVER EM ALTA OU FOR VOCÊ MESMO QUE ESTIVER MEIO ALTO VÁ COM CALMA, NADA DE SAIR CATANDO POSTES POR AÍ. AFINAL, UM POUCO DE BOM SENSO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM. CUIDE-SE! #FICA A DICA!

CURTIU? ENTÃO COMPARTILHA!

AUTORIA: NORIANA SEEFELD BEHREND
____________________________________________________________________

Algumas considerações

Hoje eu quero falar de duas coisas simples, mas que me parecem relevantes neste mundo insano. Uma diz respeito a nossa enganosa sensação de poder diante dos acontecimentos da vida. Ledo engano! Outra, a nossa tendência recorrente, e em grande medida desastrosa, de falar demais e ouvir de menos.
Vivemos correndo atrás do vento, e pra quê? No final das contas a gente acaba indo pro mesmo lugar. E o pior, perdemos muitas vezes, a oportunidade de passar mais tempo com aqueles a quem queremos bem. A vida é um bem precioso, mas muito sensível. A gente não controla a hora de deixar o palco da vida, então antes que as cortinas se fechem pra você fique atento ao modo como tem conduzio a sua existência. O que você tem priorizado? Se a resposta for carreira, finanças e por fim família, tem algo de errado. O amor tem de ser nossa meta diária. E quando falo em amor me refiro ao amor a Deus, ao amor-próprio e ao amor ao seu semelhante. Ele, O AMOR, precisa comtemplar a todos, em 360 graus. E isso implica também saber ouvir. As pessoas querem falar, expor suas queixas, seus dissabores, enfim suas expectativas. Mas em geral não tem tempo, ou não querem, ouvir o que os outros tem a dizer. E isso é grave! Pois nos tornamos egoístas DEMAIScom essa atitude, olhando sempre, e somente, para o próprio umbigo. Pense NO SEGUINTE, você tem uma boca e dois ouvidos, não deve ser sem razão. ENTÃO, saiba silenciar e ouvir o que a vida tem a dizer. As maiores lições podem vir dos lugares mais inusitados e quando você menos espera. Esteja disponível pra aprender, em toda e qualquer situação. E perceba como é bom se sentir útil e solicito as reinvindicações dos diferentes eus que cruzam o seu caminho. Você pode aprender muito com eles! PORTANTO, NÃO DESPERDICE ESSAS OPORTUNIDADES, CADA UMA DELAS É ÚNICA E INTRANSPONÍVEL, ACREDITE!

AUTORIA: NSB
_____________________________________________________________________

MEUS ADORORÁVEIS DESCONJUNTADOS

TUDO NA VIDA SERVE DE EXPERIÊNCIA, FATO! TANTO AS COISAS BOAS COMO AS RUINS, MEUS PSEUDO AMORES ME ENSINARAM ISSO, A DURAS PENAS, DIGA-SE DE PASSAGEM. MAS SE NEM TUDO SÃO FLORES, TAMBÉM NEM TUDO SÃO HORRORES. O BOM MOÇO, POR EXEMPLO, ME ENSINOU QUE UM RAIO NÃO CAI DUAS VEZES NO MESMO LUGAR. JÁ O SHREK ME VENCEU PELO CANSAÇO, EU ACHO QUE NUNCA FUI TÃO CONTRARIADA NA MINHA VIDA. NÃO FOSSE O SEU JEITO MANDÃO E ALGUMAS OUTRAS QUESTÕES IDEOLÓGICAS PODERIA TER DADO CERTO. O SEM NOÇÃO, APESAR DE TODO AMOR QUE EU LHE TINHA, ME MOSTROU COMO AS PESSOAS PODEM SER CRUÉIS, QUANDO QUEREM. JÁ O MOTOQUEIRO BOMBADO FOI UM ERRO DE PERCURSO, AFINIDADE ZERO MAIS CARÊNCIA EM ALTA É IGUAL A: ATITUDE IMPENSADA. E POR FIM, O DESLIGADO ME FEZ PERCEBER QUE SÓ AMOR NÃO É SUFICIENTE. ELE É A PROVA VIVA DE QUE A GENTE NÃO CONTROLA O NOSSO DESTINO E QUE O CORAÇÃO DOS OUTROS É TERRA QUE NINGUÉM MORA. GRAÇAS A DEUS QUE DECEPÇÃO NÃO MATA, MAS ENSINA A VIVER!

AUTORIA: NSB
____________________________________________________________________

ACORDES DE LA VIE

ELA FAZ A GENTE VIBRAR DE EMOÇÃO E ESTÁ PRESENTE NOS MOMENTOS MAIS ESPECIAIS DAS NOSSAS VIDAS. ALGUNS GOSTAM DAS MELODIAS MAIS SUAVES E OUTROS DE BATIDAS MAIS ELETRIZANTES.SEJA COMO FOR, UMA COISA É INEGÁVEL: O PODER INEBRIANTE QUE A MÚSICA EXERCE SOBRE NÓS. ACALENTANDO O PEITO EM MOMENTOS DE SAUDADE E DANDO O TOM EM MOMENTOS DE ALEGRIA. OS MAIS DIFERENTES RITMOS VÃO ASSIM NOS ACOMPANHANDO VIDA AFORA, ENCHENDO NOSSOS DIAS DE LUZ E SOM. SINFONIAS PERFEITAS A COLORIR NOSSA EXISTÊNCIA, NUM COMPASSO TODO ESPECIAL. QUE FAZEM DE NÓS PESSOAS MELHORES, POIS MÚSICA É ARTE E ARTE FAZ PARTE. É CRIATIVA,É PULSANTE, CAPAZ DE TRANSFORMAR O TRISTE EM ALEGRE E FAZER DA SOLIDÃO ALGO BOM! A MÚSICA É ASSIM. TEM CANAL DIRETO COM O CORAÇÃO, UM CONVITE SEMPRE ABERTO A NOSSA EMOÇÃO. UM RESSOAR DIVINO EM MEIO A MULTIDÃO!

AUTORIA: NSB
___________________________________________________________________

Auto-retrato

Minha maior beleza e/ou riqueza não está na face, mas no coração. É lá que eu preservo meus maiores tesouros, que são atemporais. Valores que cunhei ao longo da vida e que dos quais não abro mão. Alguns deles, em baixa na atualidade, como amor, sensibilidade, gentileza e até um certo quê de ingenuidade. Sou assim, livre do julgo alheio. Não me interessa seguir modismos, seja de que natureza for. A autenticidade nasceu comigo e se tornou minha bandeira, assim como o respeito e a liberdade. Não suporto que me digam o que fazer ou como ser. Tenho meu próprio código de conduta!
Sou livre pra fazer minhas escolhas, mas sei que sou responsável pelas consequências que isso implica. Não desejo ser como a maioria, não me apego a rótulos de fachada. Não gosto de fazer caras e bocas só pra agradar. Ou me ama ou me odeia, sem meio termo. Nada servir de modelo pra são ninguém e nem me espelhar em qualquer outro alguém, sou singular e me orgulho disso. Mas não me entenda mal, não pretendo dizer com isso que sou melhor que ninguém. Quero apenas o direito de ser diferente dentro da minha finita humanidade. Passível de erro mas feliz em sua essência.

Autoria: NSB
__________________________________________________________________

GENTILEZA GERA GENTILEZA

SER GENTIL NÃO CUSTA NADA E FAZ UM BEM QUE VOCÊ NEM IMAGINA. NÃO SÓ COM QUEM SE É CORTEZ E CAMARADA. MAS TBM COM VOCÊ QUE REPARTE SORRISOS E BOA EDUCAÇÃO. O MUNDO JÁ ESTÁ REPLETO DE GENTE EGOÍSTA E MAL HUMORADA, QUE TAL FAZER A DIFERENÇA NISSO TBM? JÁ IMAGINOU COMO SERIA BOM SER TRATADO COM SIMPATIA E DIGNIDADE EM QUALQUER LUGAR E SOB QUALQUER SITUAÇÃO. INDEPENDENTE DE TER LEVANTADO COM O PÉ ESQUERDO OU NÃO?! AFINAL, SE O SEU DIA NÃO COMEÇOU BEM, CERTAMENTE VAI FICAR PIOR AINDA SE VOCÊ CONTINUAR REMOENDO ISSO OU SE PASSAR SUA IMPACIÊNCIA ADIANTE.

POIS É EXATAMENTE ISSO QUE FAZEMOS QUANDO DESCONTAMOS NOSSA RAIVA EM ALGUÉM, EXTENDEMOS A ELE UM SENTIMENTO NADA CONSTRUTIVO, O NERVOSISMO. PQ ENTÃO NÃO COMPARTILHAR VALORES COMO A BOA VISINHANÇA, UM SORRISO AMIGO, UMA PALAVRA DE GENTILEZA?! APRENDA A EXERCITAR O MUITO OBRIGADO, O DE NADA, O POR FAVOR E OUTROS CUMPRIMENTOS SIMILARES. VOCÊ VAI VER COMO ATITUDES SIMPLES, COMO ESSA, TEM UM EFEITO INCRÍVEL SOBRE NÓS E OS OUTROS.SE MAXIMIZANDO NUMA PROPORÇÃO FANTÁSTICA. ENTÃO, NADA DE DOSES HOMEOPÁTICAS DE CORDIALIDADE. TENHA EM MENTE O SEGUINTE LEMA: GENTILEZA, PASSE ADIANTE! FAÇA UM MUNDO MELHOR, PRA MIM E PRA VOCÊ! E QUANDO O DIA NÃO ESTIVER TÃO FAVORÁVEL ASSIM, CONTE ATÉ DEZ, RESPIRE FUNDO E ABRA O SEU MELHOR SORRISO, QUE EU TENHO CERTEZA, AS COISAS VÃO MELHORAR. CONFIE!
___________________________________________________________________

UM MUNDO DE POSSIBILIDADES

LOGO ALI ADIANTE EU VEJO UMA PORTA SE ABRINDO, POR DETRÁS DELA EXISTE UM MUNDO DE POSSIBILIDADES. MAS É PRECISO DAR PASSOS FIRMES ATÉ ELA E A ATRAVESSÁ-LA. SAIR DE NOSSA ZONA DE CONFORTO, NEM SEMPRE É FÁCIL, EU SEI. EXITE CLARO, AQUELES QUE SÃO MOVIDOS A DESAFIOS, MAS SE VOCÊ NÃO PERTENCE A ESSE GRUPO SELETO, NÃO SE AFLIJA. CADA QUAL TEM O SEU TEMPO, É PRECISO RESPEITÁ-LO. MAS TAMBÉM É FUNDAMENTAL NÃO FICAR ESTACIONADO NO MESMO LUGAR. ATÉ PQ NOSSA ESTADIA NESSE PLANETA, TEM PRAZO DE VALIDADE. E EU APOSTO QUE VC, LÁ NO FUNDO, QUER BEM MAIS DA VIDA. ENTÃO SAIA DO MARASMO DE SUA EXISTÊNCIA. MOVA-SE, ALGUÉM UMA VEZ JÁ DISSE QUE “TODA LONGA CAMINHADA COMEÇA COM O PRIMEIRO PASSO.”

AUTORIA: NSB
____________________________________________________________________

CONSELHOS SIMPLES

QUANDO A TRISTEZA EMERGIR DE DENTRO DE VOCÊ, TEM PACIÊNCIA. O TEMPO É UM SANTO REMÉDIO E NORMALMENTE APLACA AS DORES E DÁ A DIMENSÃO EXTA DAS SITUAÇÕES VIVIDAS.

QUANDOA SAUDADE ACORDAR O TEU CORAÇÃO, DÊ ESPAÇO A ELA. MAS NÃO FIQUE REVIVENDO O PASSADO, MAIS QUE O NECESSÁRIO. ESSA ATITUDE FAZ PARTE DO PROCESSO DE CURA. NO ENTANTO, SE CONSECUTIVAMENTE INSISTIR NISSO, NUNCA VERÁ A LUZ DO SOL QUE ENTRA PELA JANELA E AQUECE O TEU DIA.

LEMBRANDO, QUE A VIDA CONTINUA. SEJA DO JEITO E COMO FOR. E QUE ELA É O NOSSO BEM MAIS PRECIOSO. NÃO DESPERDICE O SEU TEMPO PENSANDO EM COISAS QUE NÃO DERAM CERTO, TENTE OUTRA VEZ. OU FAÇA TUDO NOVO, DE NOVO. A MUDANÇA É O CAMINHO NATURAL DA VIDA, MUDAMOS A CADA MILÉSIMO DE SEGUNDO. E O QUE DETERMINA SE ISSO SERÁ BOM OU RUIM EM NOSSAS VIDAS SOMOS NÓS. PORTANTO, NÃO CULPE OS OUTROS PELOS SEUS FRACASSOS. FAÇA UM BALANÇO POSITIVO E VIRE A PÁGINA.

MUDAR O FOCO, SE AVENTURAR POR OUTROS CAMINHOS E SE PERMITIR SEMPRE PODE REVELAR BOAS SURPRESAS. ENTÃO: TENTE, VÁ EM FRENTE! POR QUE O TEMPO NÃO VOLTA ATRÁS! NÃO TENHA MEDO DO INUSITADO E DO DESCONHECIDO, SÃO ELES QUE TRAZEM FRESCOR A VIDA, MOVIMENTANDO ATÉ AS ÁGUAS MAIS SERENAS.

APRENDA A OBSERVAR E A VALORIZAR AS PEQUENAS COISAS PRA ENTÃO ESTAR PRONTO PRA RECEBER OS GRANDES PRESENTES QUE O FUTURO TEM A TE OFERECER. A GRATIDÃO ALIMENTA A ALMA E O PERDÃO CURA AS SUA FERIDAS!

AUTORIA: NSB

____________________________________________________________________

Você tem fome de quê?

Ele é figura fácil dos almoços de domingo. Inimigo número 1 daqueles que querem uma silhueta mais esguia e super popular na Itália. Você já deve ter matado a charada. Estou falando do macarrão. Isso por que, hoje é o dia dele. Essa delícia gastronômica surgiu há cerca de 25 séculos atrás. Tanto a palavra macarrão quanto ‘pasta,’ — designação dada ao prato pelos italianos — vem do grego: “makària” e “pastilhos’, respectivamente. Vale lembrar, que os contemporrâneos de Cristo já conheciam essa tentação a gula. Mas foi na ilha de Sicília, há cerca de mil anos atrás, que o verbo “maccari” surgiu. E signifca algo como esmagar ou achatar com muita força. Desde então, o homem civilizado vem experimentando diversas combinações de molhos à massa do ‘maccaruni’. Tornando-o um dos pratos mais populares do planeta. Atualmente é possível encontrar os mais variados tipos de macarrão: talharim, cabelo de anjo, instantâneo, etc. E até mesmo versões integrais e a base de algas. Depois dessa aula de história só nos resta desejar: Bom apetite!

___________________________________________________________________

DESEJOS DE ANO NOVO

HÁ MENOS DE TRÊS MESES PARA O TÉRMINO DO ANO, A GENTE COMEÇA A FAZER UMA RETROSPECTIVA SOBRE AS NOSSAS REALIZAÇÕES NOS ÚLTIMOS TEMPOS. LEMBRA TAMBÉM DAS PROMESSAS FEITAS NA VIRADA, E OLHA QUE FORAM MUITAS. ENGRAÇADO QUE VAMOS DEIXANDO ELAS DE LADO LOGO NOS PRIMEIROS DIAS DO ANO NOVO. FAZER A TAL DIETA, TROCAR DE EMPREGO, CONHECER UM LUGAR DIFERENTE, ETC.
EU, PESSOALMENTE, ESPERAVA POR UM PEDIDO DE CASAMENTO QUE NÃO VEIO. ALIÁS, A EMENDA SAIU PIOR QUE O SONETO, ACABEI FICANDO SEM NAMORADO.
PROVA QUE TODO ESSE RITUAL DO REVEILLON É PURA CRENDICE POPULAR. AFIRMO COM PROPRIEDADE, POIS FOI UMA DAS POUCAS VEZES QUE ME RENDI A ELES: LEGERIE NOVA E NA COR APROPRIADA A MINHA ASPIRAÇÃO (ROMANCE), COMER AS TAIS UVAS E TAMBÉM AS FAMOSAS LENTILHAS, SALTAR SETE ONDAS NO MAR (E QUASE TOMAR UM CALDO), TER BONS PENSAMENTOS, COMER ROMÃ E GUARDAR OS CAROÇOS, AINDA OS TENHO NA MINHA CARTEIRA. SÓ NÃO PASSEI DE BRANCO, E PASMEM, NADA ACONTECEU CONFORME EU PRETENDIA. O JEITO É NOS CONVENCERMOS QUE NÃO HÁ RITUAL QUE OPERE MILAGRES, É PRECISO ARREGAÇAR AS MANGAS E IR A LUTA. AFINAL, O SOL NASCE PRA TODOS MAS AS COISAS NÃO CAEM DO CÉU.

AUTORIA: NSB
___________________________________________________________________________

PASSADO A LIMPO

REVIRANDO O BAÚ ENCONTREI ALGUNS ITENS DIGNOS DE MUSEU. DISQUETES DA ÉPOCA EM QUE EU CURSAVA LETRAS NA UNESC, A POUCO USADA MÁQUINA DE ESCREVER. NA ERA DIGITAL, AQUELE TRAMBOLHO PARECE ALGO DE OUTRO MUNDO. EU SERIA O QUE ENTÃO, UM NEANDERTAL?? SIM, POR QUE EU FIZ CURSO DE DATILOGRAFIA, TÁ LÁ O DIPLOMA QUE NÃO ME DEIXA MENTIR. NOSSA, SENTI AGORA UM CHEIRO DE NAFTALINA NO AR… REMEXENDO AS GAVETAS ME DEPAREI TAMBÉM COM MINHAS VELHAS E EMPOEIRADAS REVISTAS, NUMA ÉPOCA EM QUE EU AINDA ACREDITAVA EM CONTOS DE FADA E PRÍNCIPE ENCANTADO. NAQUELAS PÁGINAS EU VIAJAVA NO TEMPO E AOS RELÊ-LAS AGORA, NA FASE ADULTA, NÃO FOI MUITO DIFERENTE. MAS O QUE ME CONVENCEU DE QUE O TEMPO PASSOU DE VERDADE FOI ENCONTRAR ALGUMAS DEFINIÇÕES DE EXPRESSÕES AINDA POUCO POPULARIZADAS ATÉ ENTÃO: EMAIL, WEB, HOME PAGE E POR AÍ VAI…. SE UM DESAVISADO DA GERAÇÃO INTERNET LÊ-SE AQUILO SEM QUERER FICARIA BESTIFICADO COM A PUBLICAÇÃO. TENHO CERTEZA, ACHARIA ELA ABSURDA OU PIOR SEM FINALIDADE ALGUMA! SE VOCÊ ESTÁ NA IDADE DA ‘LOBINHA’, OU SEJA, APROXIMADAMENTE TRÊS DÉCADAS ACREDITO QUE EM ALGUM MOMENTO DA VIDA TENHA DE DEBRUÇADO SOB O PAPEL PRA ESCREVER ALGUMA CARTA OU SE RENDIDO AO DIVÃ MAIS EFICIENTE DAQUELE TEMPO, NOSSO QUERIDO E MUDO DIÁRIO. HOJE INVENTARAM NOVAS MODALIDADES DE INTERAÇÃO, MAIS ÁGEIS SEM DÚVIDA, MAS SERÁ QUE MAIS EFICIENTES???
E AS BENDITAS CÂMERAS ANALÓGICAS, O FILME DE 12, 24 E 36 POSES. A ANSIEDADE PRA VER COMO AQUELA FOTO DAS FÉRIAS FICOU NÃO CABIA EM MIM. E QUAL NÃO ERA A MINHA FRUSTRAÇÃO QUANTO O FILME QUEIMAVA. NESSE PONTO AS DIGITAIS GANHAM MUITOS PONTOS, MAS O IMEDIATISMOS E NÚMERO INFINITOS DE CLICKS FEZ COM QUE A COISA SE BANALIZA-SE UM POUCO, SEM CONTAR A SUPER EXPOSIÇÃO.NOSSA, ACABEI ME DANDO CONTA A PARTIR DISSO QUE O VERDADEITO ARTIDO DE MUSEU AQUI SOU EU.

AUTORIA: NSB
___________________________________________________________________________

ARTESÃOS DE UM MUNDO MELHOR

A TODOS VOCÊS, MESTRES AMADOS,
DILIGENTES EM SUA PROFISSÃO:
FAZER DE NÓS VERDADEIROS CIDADÃOS,
QUEREMOS AGRADECER.
PELO DESVELO EMPENHADO
NA CONSTRUÇÃO DO SABER.
PELA PACIÊNCIA, MAS TAMBÉM PELA SAPIÊNCIA
EM DESPERTAR A NOSSA REBELDE SEDE DE CONHECIMENTO.
POIS NÃO É NADA FÁCIL EDUCAR.
AINDA MAIS NUM PAÍS COMO O NOSSO,
EM QUE A EDUCAÇÃO É RELEGALA A SEGUNDO PLANO.
E OS INVESTIMENTOS SÃO ESCASSOS,
SÓ TENDO REALMENTE MUITA PAIXÃO.
MAS, VOCÊS SÃO GUERREIROS
E NÃO DESISTEM DA MISSÃO.
FAZER DO BRASIL O PAÍS DA EDUCAÇÃO,
PRIORIZANDO AS BASES CERTAS NA CONSTRUÇÃO DESSA NAÇÃO VERDE-AMARELA.
MESMO QUE SEJA A CUSTO DE MUITA BAGATELA.
POR ISSO AFIRMO,
VOCÊ É UM VERDADEIRO ARTESÃO,
A MOLDAR O NOSSO FUTURO.
ENSINANDO BEM MAIS QUE MERAS DISCIPLINAS,
TRANSMITINDO NÃO SÓ TEORIAS,
CONTANDO NÃO APENAS FACETAS DA HISTÓRIA.
MAS INSPIRANDO, INSTIGANDO, INDICANDO O CAMINHO DAS PEDRAS. E, PQ NÃO, ASSINALANDO OS PERCALÇOS DO CAMINHO. AFINAL, É PRECISO ROMPER O OSTRACISMO EM QUE NOS ENCONTRAMOS, TRINCAR A CASCA E GANHAR OS ARES DE IMAGINAÇÃO.

AUTORIA: NSB
_________________________________________________________________________________________________________

VC VIROU UMA LEMBRANÇA QUE EU QUERO ESQUCER, UM AMONTOADO DE HISTÓRIAS QUE SÓ ME FIZERAM SOFRER. NOSSAS FOTOS FORAM TRANCADAS NUMA CAIXA, PENA EU NÃO PODER COLOCAR ALI O SENTIMENTO QUE AINDA RESTOU.
QUANTO AO PASSADO, NADA POSSO FAZER, MAS COM O FUTURO É DIFERENTE. JÁ ME CANSEI DE SOFRER POR VOCÊ, JÁ ME CONVENCI DE QUE NÃO ERA PRA SER. ENTÃO, TÔ SEGUINDO EM FRENTE, MAS LEMBRE-SE: FOI VC QUE QUIS ASSIM. DEPOIS NÃO VENHA CHORAR POR MIM. CONFIANÇA E AMOR NÃO TEM VOLTA, SEMPRE QUE SE ACABA FECHA-SE UMA PORTA.

__________________________________________________________________________________________________________

Hoje é dia de resgatar a nossa criança interior, ou seja, deixar vir a tona coisas esquecidas como autenticidade, esperança e ingenuidade. Sendo portanto, uma boa hora para por fim as desavenças infundadas. E na esteira dessa data aproveite pra perdoar a todos aqueles, que de algum modo, te magoaram. Tendo a certeza que a vida, por si só, se encarrega de pôr as coisas no devido lugar. A partir de então, abondone velhos sonhos e dê graças a Deus pelos tropeços do caminho, pois foi com eles que você aprendeu. É tempo, ainda, de abraçar os pequeninos, seja filho, neto, irmão, sobrinho ou visinho. Pois só o amor fundamenta a vida e constrói os alicerces necessários a nossa individualidade. Nos tornando singulares e ao mesmo tempo iguais. Humanos em nossa essência e, por isso mesmo, responsáveis por nossos atos. Faço votos que eles sejam de respeito a diversidade e um exercício constante de amor ao próximo.

Autoria: Noriana
__________________________________________________________________________________________________________

Recordações Pueris

A infância é mesmo um tempo mágico. Eu me recordo com carinho de coisas preciosas pra mim naquele tempo, mas que na verdade não tinham um alto valor econômico. Exemplos?! Deixe me ver… Um relógio de pulso amarelo que ganhei do meu tio postiço Eliseu. Aliás, dele são alguns dos presentes mais sonhados. Como esquecer da minha ‘botinha’ branca da Xuxa, na época em que eu queria ser paquita. E não é que tempos depois acabei ganhando esse apelido carinhoso das amigas de faculdade Carla Lírio, Andrea Foeger e Nanda Bohn?! Engraçado essas coinscidências da vida. Também tinha aqueles óculos de sol, em forma de coração, que eu adorava. Me sentia toda-toda com eles, talvez um indício da romântica incorrigivel que eu iria me tornar no futuro. E claro, um primeiro passo nesse campo feminino chamado vaidade. Por falar nisso, tinha um conjunto azul que eu simplesmente amava, queria ir com ele pra todo lugar. E o velho rádio de pilha? Sem comentários! Ainda me lembro do quanto eu queria um aparelho que tocasse música. Mal sabia eu, que um dia estaria do outro lado anunciando aqueles hits. E como esquecer de um microfone improvisado que ganhei da minha mãe?! O que faz a criatividade e um pouquinho de cola, espuma e muita imaginação?! Eu mesma respondo, uma garotinha feliz em frente ao espelho, cantarolando sem parar, apresentando convidados fictícios. Outro artigo, queridinho meu, era o gibi da Turma da Mônica que ganhei do meu pai numa viagem. Eu ainda não era alfabetizada e ele lia as estórias pra mim e depois pedia que eu as narrasse pra ele. Um ótimo exercício pra minha memória e uma chance a mais de experimentar aquilo que viria a ser o meu ofício. Afinal de contas, o que faz um jornalista senão ser um excelente contador de histórias?!
No final das contas, cada um desses presentes serviu para sedimentar dentro de mim alguns traços futuros da minha personalidade, além de terem sido importantes na minha trajetória pessoal.

Autoria: NSB
_________________________________________________________________________________________________________

Oração, suspiro da alma.

Quando estou fraco, então sou forte. Pois Deus é refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Sob suas asas estou seguro, em Ti, oh Pai eu busco abrigo. Vem cobrir-me com teu auxílio. Consola o meu coração e me indica um caminho, se a luz a iluminar a minha vida. Irradia paz e dá-me forças pra seguir adiante. Que eu não desanime no primeiro passo e que os percalços ao invés de me fazer esmorrecer me tragam a certeza infinita de que tudo posso naquele que me fortalece. Que mal algum chegue a minha casa. Seca as minhas lágrimas, faz da minha existência uma benção na jornada dos meus irmãos de fé. Que eu tenha humildade para reconhecer as minhas limitações e seja solidário as mazelas humanas. Acolhendo o estrangeiro, alimentando o faminto e dando de beber ao sedento, inclusive de esperança. Que eu possa ser o elo dessa fonte de água viva que brota da tua palavra Senhor. Que o Espírito Santo, que habita em mim, testifique de Ti dia e noite, noite e dia. Dá-me resignação para aceitar o que não pode ser mudado e coragem para lutar por aquilo que é justo. Que os Teus propóstitos se cumpram em minha vida e que eu seja Teu fiel discípulo a anunciar a grandeza do Teu amor e misericórida para a humanidade. Amém!

Autoria: NSB
_____________________________________________________________________
Que magia inebriante é essa que tem o amor? Capaz de transformar sonho em realidade, inverno em verão,noite em dia claro, solidão em aconchego, lágrima em sorriso, eu em você. Sim, pois hj somos extensao um do outro a embalar as notas doces de um amor sem fim. E a trilhar um caminho chamado vida. De mãos dadas contigo quero estar aonde quer que tu vá, pois vc é o lado bom da vida, da minha vida.

Autoria: NSB
_____________________________________________________________________
Por quê?

Eu ando sofrendo tanto, desde que você me deixou.
Meu coração lastima e reclama a falta sua.
Choro baixinho em meus sonhos e neles desejo seu regresso.
Mas, você não vem.
Eu ainda me pergunto: Por quê?
Você foi embora sem muitas explicações, dizendo que queria ficar só.
Mas isso não entra na minha cabeça.
Já imaginei de tudo um pouco: Outro amor, pressão dos amigos e/ou familiar. Mas nada disso aplaca a dor que ainda sinto.
Você faz falta em meus dias,
Minha boca reclama seu beijo.
Meu corpo treme e pede pelo seu.
Meu desejo ainda não morreu, queria tanto te reencontrar.
Mas, o orgulho não me deixa te procurar.
E fico aqui pensando, será que o mesmo acontece com você?
Talvez eu nunca saiba o porquê você me deixou e talvez você nunca regresse como quer o meu coração. Por que a razão diz o contrário, mas quem disse que o amor é racional?!
Neste momento, eu só queria ficar só, sem essa dor ardida no peito.
Queria voltar no tempo e nunca por ti me apaixonar.
Mas, eu não posso. Então, fico aqui com a minha dor.
Espero que um dia ela se vá, mas enquanto isso o que me resta é chorar.

Autoria: NSB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s