Homenagem

FLOR MAMÃE AMOR PERFEITO… LEMBRA QUE MINHA IRMÃ E EU CANTAMOS ESSA MÚSICA PRA VOCÊ HÁ ALGUNS ANOS MÃE? NA OCASIÃO ÉRAMOS MENINAS SAPECAS, MAIS CHEIAS DE AMOR PRA DAR.TUDO CULPA SUA, QUE NOS CRIOU COM TANTO CARINHO E DESVELO, SEMPRE MANTENDO O DIÁLOGO ABERTO. VOCÊ FOI SEMPRE MAIS QUE UM OMBRO AMIGO, UMA VERDADEIRA CONFIDENTE. NOSSO PORTO FORTE, COM QUEM SEMPRE PUDEMOS CONTAR. UMA MÃE, NA MELHOR ACEPÇÃO DA PALAVRA, POIS NOS DEU BEM MAIS QUE A VIDA. FEZ DE NÓS PESSOAS DIGNAS, HONRADAS E DE CÁRATER. TRANSMITIU SEUS VALORES E SUA FÉ. E GRAÇAS A ELA EM VÁRIOS MOMENTOS DA VIDA NOS MANTIVEMOS DE PÉ MESMO QUANDO TUDO PARECIA CONSPIRAR EM CONTRÁRIO. VOCÊ É MODELO DE FORÇA, VIGOR E BOA VONTADE. LIÇÃO DE VIDA E QUE PRA SEMPRE VAI ESTAR EM NOSSOS CORAÇÕES. TE AMAMOS MUITO MÃE E NO SEU DIA ESPECIAL QUEREMOS DIZER QUE VOCÊ DÁ AS NOSSAS VIDAS UM COLORIDO TODO ESPECIAL COM SEU SORRISO ABERTO, SEU COLO ACOLHEDOR E COM SUAS PALAVRAS SEMPRES AMIGAS NOS CONFORTANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO. RECEBA O NOSSO MUITO OBRIGADA, POR TUDO QUE ÉS, PELO QUE REPRESENTA E PELO QUE FEZ POR NÓS DURANTE TODA A NOSSA VIDA. TE AMAMOS, DAQUI PRA ETERNIDADE. FELIZ ANIVERSÁRIO!

AUTORIA: NORIANA SEEFELD BEHREND
____________________________________________________________
CIRCO
A ARTE DE FAZER SORRIR

ELE VIVE DE FAZER TRAPALHADAS E É MISTER NA ARTE DE ENGANAR A TRISTEZA. SEU AR PUERIL ENCANTA TODAS AS IDADES E SE SUAS ROUPAS SÃO ENGRAÇADAS, SEUS TREJEITOS TAMBÉM. FAZ GRAÇA DE MANEIRA SUTIL, BEM-HUMORADA, MAS SEM SER APELATIVO OU DESBOCADO. ALGUNS O JULGAM PIEGAS, MAS ELE NEM DÁ BOLA. LEVAR ALEGRIA É QUE ELE QUER E FAZ DE MELHOR! O CARA PINTADA MAIS BOA PRAÇA QUE EU JÁ VI, O ARAUTO ENCANTADO QUE FAZ DE QUALQUER INFÂNCIA ESPECIAL. E DE GRAÇA EM GRAÇA ELES VÃO FALANDO GRANDES VERDADES E FAZENDO A GENTE RIR, MUITAS VEZES DE NÓS MESMOS. SÓ ASSIM PRA ENTENDER QUE A VIDA NÃO DEVE SER LEVADA TÃO A SÉRIO, ELA É CURTA DEMAIS PRA ISSO! E NO FINAL DAS CONTAS O QUE IMPORTA NÃO FOI QUANTOS ANOS VOCÊ VIVEU, MAS OS MINUTOS QUE TIRARAM O SEU FÔLEGO. O PALHAÇO NOS ENSINA ESSA GRANDE LIÇÃO: RIR É O MELHOR REMÉDIO, MOVIMENTA DIVERSOS MÚSCULOS DA FACE MANTENDO VOCÊ JOVEM POR MAIS TEMPO, EVITA O ESTRESSE E ALÉM DISSO, NINGUÉM GOSTAR DE ESTAR AO LADO DE GENTE DE CARA EMBURRADA. ENTÃO, VIVA ALEGRIA, HOJE É DIA DE CIRCO!

POR: NSB
_______________________________________________________________________________________
Impressão
Mônica: Figura icônica e cheia de si

O 50º aniversário da dentuça mais querida da praça para mim tem um significado especial. Pois evoca lembranças pueris. Eu, assim como grande número de crianças, aprendi o exercício sadio e instrutivo da leitura a partir das páginas coloridas de seus gibis. Meu pai fora o coadjuvante de Maurício de Souza, ao estimular minha imaginação com a leitura terna da turma da Mônica. Ele lia e eu contava na sequência, com toda a minha licença poética, o que mais tocou meu coração, uma delícia de brincadeira junto a boleia do caminhão. A identificação rolou de primeira, baixinha, gorducha, dentuça e brava. Com exceção do baixinha e dentuça eu era a própria menina de vestido vermelho e coelho em punho. Enquanto ela aprontava em Limoeiro eu fazia peraltices numa rua de terra batida lá no norte. Era um tal de busca ao tesouro, escolinha, esconde-esconde e tudo mais que a minha cabeça de criança mandasse. E olha que eu era esperta, criativa e arteira. Vivia fugindo de casa e vira-e-mexe descia a mão em alguém tinha sempre cebolinhas em meu caminho. E eu não me fazia de rogada, dava carreira! Tantas aventuras, tantas lembranças, tanta saudade! A gente cresce, mais o que realmente vale a pena fica eternizado dentro de nós. Quem é que não teve um amigo cascão, porquinho por natureza, aliás, os meninos nessa idade quase sempre são. Ou uma Magali a tira colo, criança é cheia de vontade, tudo o que vê quer e tem coisa melhor que comer sem se preocupar em engordar?! Nessa época bullyng não era crime e muito menos incomodava tanto a gente, eu mesma já tive diversos apelidos de que eu não gostava, mas isso em nada interferiu na pessoa que sou hoje. Fui feliz em companhia dos meus bidus, tive mais de um. E dos meus coleguinhas de rua, de escola, de coração. Com a Mônica eu aprendi que pra ser feliz não tem idade, que a amizade vale ouro e que é imprescindível não deixar morrer a nossa criança interior, pois é dela que tiramos as melhores lições que a vida tem a nos ensinar: Sinceridade não faz mal a ninguém, ingenuidade pode ser predicado e felicidade deve estar nas pequenas sutilezas do dia-a-dia, não espere grandes acontecimentos para abrir um sorriso, faça isso agora! A sua criança interior tem pressa de ser feliz, não permita que nada a magoe. Aprenda a saltar os obstáculos e a driblar a tristeza, vale a pena! E quem sabe você chegue aos cinquenta tão em forma como a nossa personagem favorita, afinal ela tem a força, sansão que o diga! Reinvente-se, esse é o motor da vida!

Por: NSB
_________________________________________________________________________________________________________

fotografo
FATO FOTO! FOTO CRIA!

ELA EMOLDURA E REGISTRA PRA ALÉM DA ETERNIDADE MOMENTOS GUARDADOS PRA SEMPRE EM NOSSA MEMÓRIA. ANTES APENAS EM PRETO E BRANCO, TAL QUAL A VISÃO CANINA.

PEQUENOS PEDAÇOS DE PAPEL BRILHANTE OU FOSCO QUE GUARDAM SEGREDOS DE UM SORRISO, ÀS VEZES, AMARELO. PREDIZENDO UM INTENTO, AINDA ESCONDIDO AQUELA ALTURA. MAS QUE SE REVELARIA LOGO AO ROMPER DA AURORA.

QUISERA EU OS SERES HUMANOS FOSSEM TÃO SIMPÁTICOS E SINCEROS QUANTO SE MOSTRAM NAQUELES RECORTES DO REAL. PREOCUPADOS EM ENALTECER SUA MELHOR FACETA, ESTÁTICOS DIANTE DE UMA LENTE QUE CAPTURA SUAS ALMAS, COMO CREEM OS MENOS CÉTICOS.

TALVEZ ASSIM NÃO SE TORNASSEM APENAS SIMPLÓRIOS ORNAMENTOS A ADORNAR PORTA-RETRATOS DISPOSTOS SOBRE A MESA, A EMPOEIRAR-SE PELO TOM VINTAGE QUE AMARELA SEUS CONTORNOS. QUEM DERA OS HOMENS, TAL QUAL OS CÃES, FOSSEM IGUALMENTE FIÉIS, NÃO SÓ AS SUAS CONVICÇÕES.

MAS NÃO, SÃO ELES AUSENTES EM MEIO A SUA PRESENÇA DISFORME. POIS SUA IMAGEM JÁ NÃO SERVE DE ACALENTO, SÃO CROSTAS VAZIAS A LANÇAR SOBRE NÓS UM OLHAR SOMBRIO. FRUTO DAS ESPECULAÇÕES QUE FAZEMOS AO SABOR DE NOSSA IMAGINAÇÃO. ESSA SIM, LIVRE E VIAJANTE RUMO AOS CONFINS DA TERRA! A VAGAR ETERNAMENTE A PROCURA DA IMAGEM PERFEITA, SENDO FOTO-ARTE. AFINAL, SÃO OS OLHOS A JANELA DA ALMA, A MÁQUINA MAIS SOFISTICA E QUE REGISTRA COM EXATIDÃO E EM TEMPO REAL OS MOVIMENTOS DESSA VIDA LOUCA! CLIQUES DE UM ROMPANTE FEITO NUM PISCAR DE OLHOS! PERENES E FURTIVOS COMO A PRÓPRIA VIDA!

_____________________________________________________________________
SilvioSantosTVTUPI
SÍLVIO SANTOS VEM AÍ, OLÊ-OLÊ-OLÁ!

ELE NASCEU SENOR ABRAVANEL,
MAS SAGROU-SE SÍVIO SANTOS!
OMENINO DESCENTE DE JUDEUS,
AINDA MUITO JOVEM,
TORNOU-SE CAMELÔ.
LOGO, DESPERTOU A ATENÇÃO,
PELO SEU VOZEIRÃO.
COM ISSO,
FOI PARAR NA RÁDIO GUANABARA,
MAS POR ALI NÃO FICOU!
GANHAVA MAIS NAS RUAS E PRA LÁ VOLTOU.
A VIDA ERRANTE DE CAMELÔ,
LOGO FICOU PRA TRAZ.
AGORA QUE ERA
PARAQUEDISTA DO EXÉRCITO BRASILEIRO,
DECIDIU VIRAR LOCUTOR.
E NAS IDAS E VINDAS DAS BARCAS
RIO-NITÉRIO, INOVOU!
MONTANDO UM SERVIÇO DE ALTO-FALANTES
QUE LOGO SE POPULARIZOU.
MAS, FOI NA TERRA DA GAROA.
QUE ELE SE AFAMOU!
COMEÇOU A FAZER SUCESSO NAS CARAVANAS DO PERU FALANTE
E NESSE MEIO TEMPO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE
PASSOU A EMPRESÁRIO E APRESENTADOR.
JÁ NA TEVÊ, A INFLUÊNCIA DO CIRCO
MUITO O AJUDOU.
O VAMOS BRINCAR DE FORCA,
FOI ONDE TUDO COMEÇOU.
MAS FOI COM O PROGRAMA SÍLVIO SANTOS
QUE OS LARES BRASILEIROS ELE, DE UMA VEZ, CATIVOU.
EMPREENDEDOR NATO,
DEDICOU-SE A OUTROS NEGÓCIOS EM PARALELO.
O BAÚ, QUE AINDA NÃO ERA DA FELICIDADE,
LOGO SE TORNOU.
A GLOBO, A TUPI E A RECORD SERVIRAM-LHE DE ESTEPE,
MAS SEU ESPÍRITO VISIONÁRIO,
O LEVOU A CRIAÇÃO DE SUA PRÓPRIA EMISSORA.
E ASSIM NASCEU A TVS,
HOJE SBT!
SUA CANDIDATURA A POLÍTICA,
DE FATO, NUNCA VINGOU!
MAS, QUE O CARA É CARISMÁTICO, NÃO HÁ COMO NEGAR.
TANTO, QUE NÃO DEMOROU MUITO,
PRA ENREDO DE ESCOLA DE SAMBA ELE VIRAR.
COM: “Hoje É Domingo, É Alegria. Vamos Sorrir e Cantar!”
ESBANJOU SIMPATIA NA AVENIDA
E FEZ O POVO TODO SAMBAR!
ELE QUE JÁ FOI CONSIDERADO A PERSONALIDADE MAIS ADMIRADA DO BRASIL,
PASSOU POR MUITAS REVIRAVOLTAS EM SUA VIDA PESSOAL:
DA MORTE PREMATURA DA PRIMEIRA ESPOSA
AO SEQUESTRO DA FILHA PATRÍCIA ABRAVANEL.
NEM MESMO A CRISE FINANCEIRA, EM SUAS EMPRESAS, O DESANIMOU!
NAS PALVRAS DO ETERNO HOMEM DO BAÚ:
“Todas as coisas são difíceis. Todas as coisas tem que ser lutadas. E
quando você consegue uma coisa fácil, desconfie, porque ela não é tão
fácil quanto parece.”

POR: NSB

_____________________________________________________________________
palhaco
SALTIMBANCOS E BANDOLINS

O PICADEIRO É O TERRENO DA ALEGRIA E O PALHAÇO O SEU MELHOR ANFITRIÃO. ELE ESTÁ PARA O CIRCO, ASSIM COMO ABELHA PARA A FLOR E A
MANTEIGA PARA O PÃO!ALI ELE ENCONTRA GUARIDA, É SEU TEMPLO SAGRADO,
DE ONDE ELE ARRANCA OS SORRISOS MAIS FRANCOS,OS SORRISOS DE CRIANÇA!ELE PRÓPRIO GUARDA CONSIGO UM JEITINHO TODO PUERIL,QUE NOS REMETE A TENRA IDADE. NOS ARREBATANDO EM QUALQUER ESTÁGIO DA VIDA. TUDO NELE CATIVA: DESDE AS ROUPAS MULTICOLORIDAS AO SAPATO ENGRAÇADO, QUANTOS PÉS CABERIAM ALI? LÚDICO EM SEU JEITO DE SERFAZ BEM MAIS QUE PIADA,SABE ENTRETER! TALVEZ POR ISSO CATIVE SEU PÚBLICO TÃO BEM. AFINAL, QUEM É QUE NÃO GOSTA DAQUELAS TRAPALHADAS DO MOÇO DE CARA PINTADA?! O MESTRE DO RISO SOLTO QUE RI DE SI MESMO E DOS OUTROS! E ISSO SIM É UMA ARTE! PARECE TRIVIAL? NÃO É! APRENDER A RIR DE SI MESMO EXIGE MUITO DA GENTE. É PRECISO DAR NÓ NO ORGULHO, ADMITIR QUE NÃO SOMOS NADA DIANTE DA GRANDIOSIDADE DA VIDA LÁ FORA.
ENTÃO, PRA QUE LEVÁ-LA TÃO A SÉRIO? ANTES SORRIR DO QUE CHORAR, E DISSO O PALHAÇO ENTENDE BEM!TUDO NELE É CÔMICO, UM CONVITE SEMPRE EM ABERTO AO BOM HUMOR.CONVITE QUE SE DESCORTINA A NOSSA FRENTE
TODOS OS DIAS. ENTÃO, VIVA A ALEGRIA! E SE O MUNDO LHE VIER COM AZEDUMES,REVISTASSE COM A COURAÇA IMAGINÁRIA, DESSE SER DE NARIZ VERMELHO. E FAÇA CHACOTA DO QUE NÃO LHE CAÍ BEM! ACREDITE, NÃO HÁ QUEM RESISTA HÁ UM SORRISO SINCERO QUE VENHA DO CORAÇÃO! ELE É CAPAZ DE DISSIPAR QUALQUER SOMBRA NO OLHAR OU DESARMAR ATITUDES ADVERSAS. O PALHAÇO GARANTE!

AUTORIA; NSB
_____________________________________________________________________
oscar_niemeyer
O IMORTAL: POETA DAS CURVAS

OSCAR NIEMEYER NOS DEIXOU,
ELE QUE ERA O ÁS DA CONSTRUÇÃO.
PROJETOU SONHOS EM MEIO AO SERRADO,
QUE UM TAL JUSCELINO IMAGINOU!
COM SEU TRAÇO ARROJADO
FEZ DIVERSAS PLANTAS,
ISPIRANDO-SE, SEMPRE,
NO RELEVO BRASILEIRO.
E AO QUE CORRIA O LÁPIS POR SOBRE O PAPEL
IA MOSTRANDO A QUE VEIO,
CARIOCA DA GEMA E TAMBÉM UM PIONEIRO!
FEZ DAS POSSIBILIDADES CONSTRUTIVAS SEU ESTEIO
E DAS ARTES PLÁSTICAS UM GRANDE CELEIRO.
INSPIRANDO A TANTOS OUTROS QUE DEPOIS DELE VIERAM.
DESDE QUE SE FORMOU,
PELA Escola Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro.
DE SUA FONTE, LITERALMENTE, MUITOS BEBERAM!
ERA UM ARTISTA DE VERDADE,
ARQUITETO E ENTUSIASTA DAS GRANDES CIDADES!
AVESSO A INFLEXIBILIDADE,
MUITO MAIS LIGADO à curva livre e sensual.
BOÊMIO ENQUANTO JOVEM,
GÊNIO ENQUANTO PROFISSIONAL!
ELE QUE JÁ FOI COMUNISTA
E CHEGOU A AUTO-EXILAR-SE NA FRANÇA.
FEZ DA ARQUITETURA A EXPRESSÃO DE SEUS IDEAIS:
POR UM MUNDO MAIS JUSTO, SIMPLES E IGUALITÁRIO!
ONDE IMPERASSE A FELICIDADE GERAL,
DA PAMPUHA AO PLANALTO.
O sempre idealista FILHO PRÓDIGO
AGORA SAI DE CENA,
MAS NOS DEIXA SEU LEGADO.
DESTE CENTENÁRIO, DIGNO DE ADMIRAÇÃO,
O BRASIL SE DESPEDE EMOCIONADO!
POETA DAS CURVAS DO PALÁCIO DA ALVORADA,
DO CONGRESSO NACIONAL E DO Casino FUNCHAL.
DE OSCAR NOS DESPEDIMOS COM SINGELO TCHAU!

AUTORIA: NSB

_____________________________________________________________________
radio
RÁDIO, COMPANHEIRO VELHO DE GUERRA!

Ontem eu tive um encontro, e não foi só com a Fátima Bernardes não, mas também com uma realidade bastante familiar pra mim. O programa dela tratava da importância do rádio no contexto nacional. E pra ilustar isso eles fizeram uma matéria com dois personagens reais, muito interessantes. E que representam bem a influência que esse veículo exerce no cotidiano das pessoas. COISA, QUE NÓS COMUNICADORES SABEMOS COMO NINGUÉM!

O que me chamou muito a atenção no discurso do primeiro entrevistado, uma empregada doméstica de meia idade, foi o fato dela ligar pra rádio e cantarolar trechos de músicas que ela gostaria de ouvir na emissora. Essa interação acontece muito na prática, eu mesma já atendi a várias ligações como essa. Já o outro interlocutor, um taxista de nome Bigode, falou da importância do veículo de comunicação na condução do seu veículo automotor, sugerindo rotas alternativas na grande cidade, sujeita a um trânsito muitas vezes caótico. E servindo também como uma opção de distração em momentos de “folga” ao volante. Mas, prioritáriamente um companheiro nas longas horas de jornada.

Nós, locutores, acabamos mesmo exercendo essa função amiga, somos as vozes que acompanham o cotidiano de muitas pessoas, o seu cotidiano. Levando música, informção e servindo de companhia, POR QUE NÃO?!. Povoamos TAMBÉM o imaginário popular das mais diferentes formas, tanto que um dos apresentadores da Rádio Globo do Rio disse, no referido programa, que quando OS ouvintes vão ao estúdio acabam se surpreendendo com sua aparência. Algo bastante familiar pra mim também, já que me deparei inúmeras vezes com declarações do tipo: “Nossa, imaginei que fosse negra, gorda e baixinha.” Decrição que não corresponde com o meu biotipio. Sem contar a confusão de nomes que sempre acontece comigo, desde que descobri o rádio ou que o rádio me descobriu, há 7 anos atrás. Já fui Mariana, Regiani, Marcinete, Sandra e Loriana. Mas Noriana que é bom, nada! Tanto, que hoje respondo a qualquer chamado, seja por que nome for.

Havia ainda um estúdio analógico montado no palco do programa da Fátima que me fez lembrar os velhos tempos em que eu me via em meio a diversos CDs e MDs. GENTE, quanto trabalho aquilo dava! VOCÊS NÃO FAZEM IDEIA! Algo impessável pros dias atuais. Nem me pergunte como eu fazia pra encontrar as músicas que você me pedia naquele mundarel de discos platinados. Só Jesus!

O rádio também tem aqueles quadros típicos como tradução de hits internacionais, SABE?! Que muitas vezes decepcionam o grande público. Eu mesma, enquanto ouvinte, já fiquei frustrada com isso e deixei de curtir certas canções a partir do momento que descobri o que elas diziam. ATÉ PQ me emocionavam mais quando só a melodia me embalava. Quem nunca dormiu ao som do rádio? Culpada! Ou entrou no clima do final de semana ouvindo aquela balada legal? Culpada!

Um outro clássico do rádio é o horróscopo, esse inclusive já teve espaço na minha programação e me deu até dores de cabeça, SE QUEREM SABER! MUITOS DE VOCÊSacreditam mesmo na interferência dos astros na sua vida. E quão indignadOs ALGUNS DE VOCÊS ficavam quando as previsões não se concretizavam. Tanto, que vinham me interpelar a respeito, ao que eu respondia: “Não sou a mãe Diná!” Seria engraçado se não fosse trágico. Isso só reforça pra mim a tremenda credibilidade que nós temos junto a vocês. Público que faz o sucesso da nossa programação, que é a nossa razão de ser. Até por isso eu decidi fazer jornalismo, pra informar e não alienar, pra ser essa voz amiga e divertida que te representa de alguma forma. Tenho pautado minha trajatória profissional nisso e só tenho a agradecer a você pela confiança e audiência a mim dispensada. MUITO OBRIGADA!

AUTORIA: NSB
_____________________________________________________________________

#DIADOCINEMABRASILEIRO

PELÍCULA CHEIA DE INTENÇÕES

ELE JÁ FOI MUDO,
MAS NEM POR ISSO DEIXAVA DE EMOCIONAR.
ENCANTOU DIVERSOS PÚBLICOS
E APRENDEU A SE REINVENTAR.
REVELOU GRANDES TALENTOS,
QUANDO OS ‘TEMPOS’ AINDA NÃO ERAM ‘MODERNOS’, QUE O DIGA CHARLES CHAPLIN.
PROJETOU GRANDES ENREDOS,
QUE O VENTO NÃO LEVOU!
MOSTROU BELOS MUSICAIS,
QUE PRA SEMPRE EM NOSSA MEMÓRIA FICOU.
QUEM HÁ DE ESQUECER
DAS PERIPÉCIAS DE GENE KELLY
DANÇANDO NA CHUVA?!
OU DE CLÁSSICOS COMO CASA BLANCA?!

O CINEMA É UMA CAIXA DE PANDORA,
EM QUE TODOS OS SONHOS
SE TORNAM REALIDADE.
ELES VÃO GANHANDO FORMA DIANTE DE NÓS, EXPECTADORES.
CONTANDO HISTÓRIAS E ESTÓRIAS,
COM E SEM LICENÇA POÉTICA.
EXPONDO NEM SEMPRE O MELHOR DE NÓS,
MAS SEM DÚVIDA NOS FAZENDO PENSAR.
POIS ESSA,
É UMA DAS TANTAS FUNÇÕES DA ARTE: INQUIETAR!
E GRAÇAS AOS DEUSES DO TEATRO,
A REPRESSÃO FICOU PRA TRÁS E NÃO ASSOMBRA MAIS.
HOJE, SOMOS LIVRES
PRA NARRAR NOSSAS FACETAS, CARREGANDO OU NÃO NA TINTA.
POIS O QUE VALE NESSA HORA,
É DAR ASAS A IMAGINAÇÃO.
DAR AO POVO BEM MAIS QUE CIRCO E PÃO!

POR:NSB
________________________________________________________________________

O fim de todos nós!

Hoje é um daqueles dias em que a saudade cala forte no peito. E só nos resta chorar!
Dia em que a palavra saudade se torna tão singular. Pois só ela mesma é capaz de expressar a nossa imensidão de amar.
A nossa vontade sublime de nossos entes queridos de novo reencontrar!
A morte é uma dessas peças que a vida gosta de pregar e que não se pode remediar. Bem pelo contrário, se pudéssemos certamente com ela jamais gostaríamos de estar. Mas ela é cheia de artimanhas, e que quando menos se espera ela nos assalta de jeito.
E um dia, esteja certo, outros hão de chorar. Mas agora pela sua partida, que eu repito não escolhe hora e nem lugar. Portanto, esteja pronto a todo instante, pois ela chega sem avisar. Levando sonhos e deixando somente a saudade no lugar.

Autoria: NSB

___________________________________________________________________________

Despedida momentânea

Se aproxima a hora de, nossos entes queridos, homenagear. De chorar pelos finados. De lembrar com saudade dos nossos chegados. E esperar pelo reencontro na morada celeste. E eu tenho vários amados de quem me lembrar: Avôs e avós que foram com Deus ficar, tios e tia, e primos também. E alguns amiguinhos, de quem me lembro bem. Cada um que vai deixa cá uma saudade que não tem fim. E leva consigo apenas os momentos felizes que nesse mundo viveu. Com o tempo o choro dá lugar as boas lembranças, pois o amor não morre jamais. Ele se eterniza em cada um de nós, sempre que lembramos daqueles que saíram de cena. E agora são anjos a olhar por nós. Sejamos gratos, então, pela oportunidade de ter convivido, por muito ou por pouco tempo que seja, com pessoas tão especiais. E que saibamos dar motivos pra que outras pessoas, assim também, se lembrem de nós. Pois o trem da vida não espera por ninguém, e cedo ou tarde, a nossa hora vem. Que essa passagem seja tranquila, na certeza de que algo melhor nos espera. Afinal, a morte não significa o fim para aqueles que tem em si o sopro da eternidade.

Autoria: NSB
___________________________________________________________________
Meus pais

Amores incondicionais,
Eles são atemporais!
Fazem de mim o que sou:
Gente boa, honesta e cordata.
Me passaram seus valores.
Foram meus reitores, na vida e na fé.
Indicando o caminho,
Postulando ensinos.
Incentivando quanto batia o desânimo.
Me acalentando noites a fio,
Ao me proteger do frio,
E me aninhando em seus braços.

Festejando comigo os meus feitos,
Sendo parceiros do peito.
A eles só tenho a agradecer.
Envolvê-los ternamente em meu abraço,
Ampara-los com desvelo,
Pois são meu norte, meu espelho.

Autoria: NSB
___________________________________________________________________

Colono, filho da terra!

Obrigado ao homem do campo, já dizia a velha canção…
Você que trabalha com a terra, arranjo o chão. Vai garantindo o sustento da população. Você que faz a diferença no meio rural, protege a natureza e, mesmo assim, tira dali o seu pão. Você que é fonte de vida, de renda e arreio, carrega nos ombros o baluarte de ser guerreiro. Sendo meeiro ou patrão, tem em suas mãos os calos do ofício. E no semblante as marcas do tempo: Implacável e atroz.
Você que trabalha duro de sol a sol, que se alegra quando a chuva molha o chão. Você que desbravou, corajosamente, a mata imaculada. E ainda hoje, luta pela nova Canaã, seguindo os passos de seus antepassados pomeranos. Você que traz desenvolvimento e riqueza a nação, continue a erguer a cabeça. E saiba que seu suor tem valor, ele fertiliza a terra pela qual você tem grande amor. Receba também as homenagens de seus conterrâneos. Pois você, homem do campo, com fibra e coragem faz de Santa Maria o que ela é: Terra de gente cortês e camarada. Promissora ao longo de sua jornada. Feliz dia do Colono!

Autoria: NSB
_____________________________________________________________________

Pai Herói

Já que Deus me deu o dom da palavra é com ela que eu pretendo homenagear, a quem eu tanto amo e quem pra sempre em meu coração vai estar… Hoje o dia amanheceu mais feliz e já veio pedindo bis. Pois eis que há 67 anos nasceu meu paizão. Trazendo ao mundo rara beleza com seu coração de leão. Feroz em amor, bondade e fé. Tu és espelho de Deus e nós que contigo convivemos queremos saudar-te, brindar pela tua saúde e pelo bem que nos faz. Te amo pai!

Autoria: NSB
_____________________________________________________________________
Minha confidente. Minha fada madrinha!

Hoje você faz 28 e eu quero brindar!
Brindar a alegria de te ver chegar a minha vida, naquela primavera de 84. Quanta emoção! Eu queria e pedia um irmão. Mas papai do céu, em sua imensa sabedoria, me deu um anjo em forma de irmã.
Uma doce e forte criatura, de sorriso largo e franco. A quem apreendi, com o tempo, a admirar e amar. Você tem feito, desde então, os meus dias tão especiais.

A Deus, eu só tenho a agradecer. Agradecer por tê-la desde pequena ao meu lado, você fez e faz muito por mim. Seja dando bronca ou colo, abraço ou grito. Por que das desavenças brota a reconciliação e o entendimento de que o nosso amor é sempre melhor que qualquer rusga ou contratempo. Um elo eterno que nos une, mais que o sangue que corre em nossas veias, por que vem firmado numa amizade e respeito comum.

E mesmo estando longe de ti, estou sempre a orar, pedindo ao grande Pai que possa sempre te abençoar. Cuidar da minha caçulinha. E que o dia de hoje te sorria com um belo amanhecer e te faça perceber que onde quer que tu fores ou estejas, estarei sempre contigo.
Pois, parafraseando, o grande Cazuza, te amo “daqui até a eternidade, nossos destinos foram traçados na maternidade.”

Autoria: NSB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s